Graças à implantação do novo sistema de transporte coletivo, através da bilhetagem eletrônica, a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM) pode promover a mudança nos horários dos ônibus no período de férias com o monitoramento dos novos horários. Assim, de acordo com o fluxo de passageiros, as empresas devem colocar mais ônibus nas linhas, caso seja necessário.
A pesquisa realizada nas escolas municipais, estaduais, faculdades e universidades apontou que o último dia de aula será dia 14 de dezembro e o retorno às atividades será após o dia 11 de fevereiro. Como acontece todos os anos, no período de férias escolares o sistema do transporte coletivo de Palmas, vai passar a operar em escala de férias, com redução de aproximadamente 10%.
Dezembro e janeiro também são meses em que muitas empresas concedem férias coletivas aos seus funcionários, reduzido substancialmente o fluxo de passageiros, por isso a necessidade de adaptar o sistema de transporte coletivo.
A partir do dia 17 de dezembro os usuários poderão adquirir um folheto contendo todos os horários de férias de cada linha nos guichês do SETURB em todos os pontos de integração.
A linha 14 (ULBRA-JK / HGP) não vai operar neste período e os usuários poderão usar a linha 16 (UNITINS / 15 INDUSTRIAL) que faz o percurso inverso de 20 em 20 min, durante todo o dia.
O Eixão 01 ( Av. Theotônio Segurado) e 02 ( TO - 050 ) não sofrerá alteração.
Já alguns horários "diretos" das linhas 45, 47, 48 e 49 serão excluídos.
A partir de 21 de janeiro toda a frota estará novamente com os horários normais. Os horários de sábados e domingos sofrerão mais alterações, e a linha 09 terá horários especiais para atender a UFT.
Novidade
O Sistema de Transporte Coletivo de Palmas terá uma novidade a partir de janeiro, quando passará a contar com GPS e GPRS. Como explica o diretor de Transporte da ATTM, José Luiz Custódio, "Com os equipamentos teremos mais agilidade e informação ao sistema, como velocidade dos ônibus, número de passageiros, trecho a trecho, horários de partida e chegada e execução da viagem, isto é, o sistema enviará informação sobre o cumprimento dos horários, se saiu atrasado ou se não fez o percurso completo". Mais informações pelo telefone: 2111-4210, no setor de transporte, da ATTM.
Fonte: Ascop