Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Pesquisa divulgada pela consultoria RT Strategies, encomendada pela Business Software Alliance (BSA), mostrou que os trabalhadores brasileiros passam muito tempo na web para fins pessoais. Para se ter uma idéia, 95% dos entrevistados disseram ter computador em casa, mas, na época de final de ano, 50% deles afirmaram ter comprado presente pela internet do trabalho.

Além disso, outros 45% afirmaram que passam muito tempo navegando na internet, visitando sites de notícias e de esportes.

"Muitos utilizam a web para realizar uma tarefa específica. Outros não têm nenhuma idéia sobre o que querem fazer on-line. O que preocupa, nesta última classe, é que podem configurar um risco significativo, acessando sites perigosos e carregados de vírus, que são baixados para a rede interna das empresas", afirmou o diretor no Brasil da BSA, Frank Caramuru.

Operações de risco

De acordo com pesquisa realizada pela Websense, os profissionais costumam realizar operações perigosas do computador corporativo. A atividade mais comum é enviar documentos de trabalho para o e-mail pessoal. Outros clicam em anúncios publicitários que aparecem em sites na internet e enviam e-mail corporativo a um endereço incorreto.

A pesquisa ainda mostrou que profissionais já permitiram o uso do computador do trabalho pelos familiares e amigos, tanto os localizados na empresa quanto aqueles que estão em casa. De forma acidental ou deliberada, outros acessaram conteúdo adulto.

Gerentes de tecnologia acreditam que existem três riscos de segurança no ambiente de trabalho: os funcionários clicarem nos anúncios publicitários, permitirem que um familiar ou amigo use o computador da empresa e enviarem documentos a suas contas de e-mail pessoal.

Segurança

Para evitar problemas no trabalho com a tecnologia, e o uso da internet, atente a sua senha. Se ela for muito comum, faça um favor a você mesmo, e ao pessoal da área de suporte, trocando-a.

Outra atitude que pode ser tomada é bloquear o computador quando for a uma reunião. Esta é a melhor forma de protegê-lo, já que as pessoas precisarão de senha para reiniciá-lo.

Salve seus documentos. Isso não significa apenas salvá-los no programa que usa, mas também em pastas compartilhadas no sistema da empresa, se forem muito importantes. Neste caso, será preciso contatar a área de suporte, para que ajudem na criação da pasta.

Fonte: InfoMoney