Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A partir de 1º de março o salário mínimo será de R$ 412,00 é o que informa o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador José Maranhão (PMDB-PB), para quem o governo deve refazer os cálculos que antes indicavam o aumento do salário para R$ 407,33.

Em entrevista concedida ontem (24) à TV Senado, o senador disse que a alteração nos cálculos se deve ao fato de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre os dias 1º e 30 de cada mês, aumentou no final de 2007.

No dia 6 de fevereiro, que marca o reinício das atividades legislativas, senadores devem votar o Projeto de Lei 42/07, que dispõe sobre a correção periódica do salário mínimo. Já aprovada na Câmara, a matéria – fruto de acordo estabelecido entre Congresso, Executivo e centrais sindicais – define a antecipação progressiva do mês de reajuste, de mês em mês, até que em 2011 o salário seja reajustado no primeiro dia do ano.

Ainda de acordo com o projeto, o salário mínimo deve ser calculado com base no INPC acumulado desde o último aumento, acrescido do mesmo percentual de crescimento do Produto Interno Bruto registrado dois anos antes.

Da redação com informações Congresso em Foco