O historiador da Diretoria do Patrimônio Cultural da Fundação Cultural do Tocantins, Luciano Pereira, realiza na comunidade quilombola de Cocalinho, em Santa Fé do Araguaia, 450 km de Palmas, a segunda etapa do Inventário Sociocultural das Comunidades Rurais Negras e Remanescestes de Quilombolas do Estado.
Nesta etapa o historiador irá entrevistar membros da comunidade, colhendo informações referentes à formação desta comunidade, suas manifestações culturais, além de realizar, juntamente com o fotografo Emerson Silva, da Assessoria de Comunicação, o registro fotográfico da referida comunidade e dos trabalhos desenvolvidos neste período.
Luciano também realiza reunião com a comunidade para discutir a participação deles no prêmio Culturais Populares 2007, da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura.
Esta comunidade participou do edital do concurso publico nº 04, Premio Cultura Populares 2007 - Mestre Duda 100 anos de frevo, de 2 de outubro de 2007 tendo o projeto "Dança do Lindô" selecionado em 12° lugar. Foram enviados cerca de 800 projetos de todo o País, sendo que 260 projetos foram contemplados e ganharam um prêmio no valor de 10 mil reais.
Esta reunião tem como objetivo discutir a aplicação deste dinheiro e a prestação de contas do junto ao Ministério da Cultura.
Fonte: Secom