Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A dificuldade de acesso a linhas de crédito é considerada um dos principais incentivadores da informalidade e do fechamento de empresas. Para diminuir este índice o Sebrae no Tocantins tem investido na orientação a empreendedores para o acesso aos diversos programas, serviços e linhas de crédito oferecidas pelo sistema financeiro disponível no Estado.

Um dos beneficiados com esta ação foi o empresário do ramo de beleza Izaias Lopes Leal, de Colinas do Tocantins, que por meio de uma palestra com o tema “Acesso ao crédito” promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Agência de Fomento do Tocantins obteve informações importantes sobre linhas de crédito para micro e pequenos empresários.

Segundo o empresário após assistir a palestra percebeu que poderia ampliar seu salão com esse crédito e aumentar seus lucros. Então, se cadastrou na instituição. “Como eu estava com os documentos da empresa em ordem consegui ter acesso ao dinheiro, com o qual comprei novos equipamentos para melhorar a minha empresa”, informou Izaias.

Para ele é de muita importância o empresário micro e pequeno negócio tenha acesso a esses serviços para se manter no mercado com capacidade para competir. “Depois da ampliação o meu salão ficou melhor e agora espero conquistar mais clientes e assim ter mais lucro”, comemora o empreendedor.

Entre as prioridades estratégicas do Sebrae no Tocantins está o objetivo de facilitar o acesso ao crédito por meio das diversas modalidades de serviços financeiros via crédito, microcrédito e cooperativas de crédito, disponibilizados por instituições financeiras parceiras e entidades de cooperativas, buscando a solução mais eficaz para o empreendedor tocantinense.

Para ter acesso ao crédito existem caminhos que associam a disponibilização de serviços financeiros com a orientação e educação empresarial, através de palestras e cursos técnicos desenvolvidos pelo Sebrae, possibilitando ao empreendedor obter e aprimorar a capacitação técnica adequada ao bom gerenciamento do seu negócio.

Fonte: Ascom Sebrae