Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Dornil Sobrinho
  • Foto - Dornil Sobrinho
  • Foto - Dornil Sobrinho

Na manhã desta segunda-feira, 18, o prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT), lançou oficialmente as obras de construção da rede coletora de esgoto dos Setores: Vila Novo Planalto; Vila Operária Etapa II; Parque Eldorado; Vila Brigadeiro Eduardo Gomes, Santa Rita de Cássia, São Francisco e Aeroporto (Coletor Tronco). O lançamento ocorreu na Praça Manoel Ribeiro de França, no Setor Planalto, com as presenças do coordenador Estadual da FUNASA, João dos Reis, do superintendente da Caixa Econômica Federal, José Messias de Sousa, do secretário Municipal de Obras, Hermício Parente, dos Vereadores da bancada, dentre outras autoridades. Esta é mais uma obra que começa trazendo benefícios para a população, criando novas frentes de trabalho com a geração de empregos.

O esgoto é uma obra que faz parte de um convênio com o Ministério da Saúde, com contrapartida da Prefeitura de Porto Nacional, orçada em mais R$ 7 milhões que tem previsão de entrega à população até o final do ano. O benefício atingirá 4 mil famílias destes bairros de Porto Nacional.

Durante a solenidade o Coordenador da FUNASA, João dos Reis falou da importância que o prefeito de Porto Nacional tem dado às obras de saneamento básico. “Estamos vendo o dinheiro sendo aplicado, prova disso foram às construções de cerca de mil banheiros em residências de famílias que mais necessitadas. As prestações de contas estão acatadas e os recursos sendo aplicados pela prefeitura de forma correta atingindo a comunidade com dignidade”.

José Messias, superintendente da Caixa, destacou a importância do trabalho do prefeito na cidade. ”Porto Nacional é a segunda cidade beneficiada com obras no Estado do Tocantins, são os convênios chegando à cidade graças ao prestígio e à garra que o prefeito Paulo Mourão tem tido, indo sempre a Brasília buscando recursos para o desenvolvimento de Porto Nacional”, ressaltou.

Para o vice-presidente da Associação de Moradores do Novo Planalto, José Antônio carvalho, esta obra significa para a população um grande investimento principalmente nas questões de saúde. “Estávamos contando os dias para o início destas obras de esgoto em nosso setor, agora a qualidade de vida das pessoas vai melhorar ainda mais e nossa ruas vão ficar cada vez mais limpas”, conclui.

Em seu discurso Paulo Mourão, falou que a parceria entre a Prefeitura, Governo federal e o Governo do Estado está rendendo resultados nunca vistos na história de Porto Nacional. “Eu devo dizer que tenho muitos anos de administração pública, mas nunca vi nada comparado a esses 3 anos em que estamos à frente dos destinos da nossa cidade”, disse o prefeito. “Estamos dando uma demonstração de que dinheiro público realmente é para servir ao público e o resultado disso é trabalho em todas as áreas, da pavimentação na construção de casas, no saneamento básico”, disse.

“Só para se ter uma idéia estamos atingindo uma média em convênios, de contratos assinados com a Caixa Econômica Federal durante esses três anos de gestão, no valor de R$ 23 milhões, que estão sendo aplicados em desenvolvimento que geram renda e emprego para a nossa população”, comemorou o Prefeito.

Após a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, a EMSA empresa responsável pela construção do sistema de esgoto que terá aproximadamente 75 mil metros nestes setores, deu início às obras com uma máquina que abriu o buraco onde serão colocadas as primeiras tubulações da rede de esgoto.