Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Moisés Avelino (PMDB) informa que 80 municípios do Tocantins vão receber Telecentros constituídos de: computador-servidor, dez monitores em rede, data show (projetor multimídia), roteador wireless - conexão com a internet sem antena - impressora a laser, câmera de vídeo, onze estabilizadores de voltagem, onze mesas para a instalação dos computadores, mesas para impressora e o assistente, armário e vinte e uma cadeiras multiuso. A confirmação foi feita ao deputado pelo Ministério das Comunicações.

O município beneficiado receberá os equipamentos do programa de inclusão digital com a responsabilidade de disponibilizar o imóvel para a instalação do Telecentro, zelar pela segurança e a manutenção de todo equipamento. Segundo Avelino estas salas de informática são de uso comunitário, franqueado a toda a população, em particular, a mais carente, permitindo assim que tenham acesso ao mundo digital.

Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a comunidade e inseri-la no contexto da informação, afirmou o parlamentar.

Municípios contemplados

Entre os municípios tocantinenses que serão contemplados com os novos telecentros, o ministérios das comunicações já confirmou que serão contemplados:

Aguiarnópolis

Aliança do Tocantins

Ananás

Aragominas

Araguaína

Arapoema

Bandeirantes do Tocantins

Barra do Ouro

Campos Lindos

Carmolândia

Colinas do Tocantins

Couto de Magalhães

Goiatins

Juarina

Nova Olinda

Palmeirante

Palmeiras do Tocantins

Pau Darco

Piraquê

Recursolândia

Sampaio

Wanderlândia

Xambioá

 

Da redação com informações da Assessoria