Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

O Projeto Gerando Campeões inicia suas atividades na próxima segunda-feira, 03 de março, quando a Secretaria Municipal de Juventude e Esportes abre as portas para as aulas de futebol dos sete núcleos do projeto, localizados nas regiões Central, Norte e Sul da Capital.

Para este ano, a Prefeitura de Palmas, idealizadora do projeto, disponibilizará 1.400 vagas para meninos e meninas de 7 a 17 anos. As inscrições, que iniciaram em janeiro, prosseguem até o próximo dia 20. Podem participar tanto alunos das escolas públicas quanto das escolas particulares.

Segundo o responsável pelo projeto, Josivaldo da Silva, gerente dos Centros Esportivos da Sejuves, todas as atividades iniciarão nesse dia, com exceção dos núcleos de Buritirana e das Arses 21 e 1.106 Sul. "Nesses núcleos, os pais dos alunos solicitaram que o início das atividades fossem antecipadas. Por isso, no dia seis de fevereiro iniciamos as atividades nesses locais", explicou.

Silva lembrou ainda que mais de 50% dos integrantes do núcleo de Buritirana são oriundos da Zona Rural. Eles chegam ao Distrito pela manhã e só retornam a suas casas no final do dia. Para ocupar esse tempo ocioso dos garotos, o Gerando Campeões intercala as atividade com o Projeto Pioneiros Mirins.

Inscrições

As inscrições são realizadas das 8h às 12 e das 14h às 18h, na sede da Sejuves, no Ginásio Ayrton Senna e nos sete núcleos do programa, localizados em Buritirana, Aureny III, Arse 21, Sta. Bárbara, Aureny I, 1.106 Sul e Taquari. Os interessados, devem procurar um desses locais de inscrições e apresentar, no ato da matrícula, documento de identidade, comprovante de residência, comprovante de matrícula no ensino fundamental ou médio e autorização dos pais ou responsáveis.

O projeto

Nos núcleos, os atletas são acompanhados por um professor de Educação Física, que faz a avaliação física dos alunos, e por um professor prático, que ensina as técnicas do futebol. Os atletas são incentivados e os talentos são lapidados na modalidade de futebol de campo, com exceção dos núcleos da 1.106 Sul, onde o forte é futsal, e o da Arse 21, que treina os alunos na modalidade society.

Para que o rendimento dos alunos seja satisfatório, cada um treina na categoria que corresponde a sua faixa etária: Sub-9, de 7 a 9 anos; Sub-11, de 10 a 11 anos; Sub-13, de 12 a 13 anos; Sub-15, de 14 a 15 anos; e Sub-17, de 16 a 17 anos.

Despertando talentos

Além de descobrir talentos, como é caso de Railon Pereira, contratado pelo São Paulo Futebol Clube e emprestado para o Juventus durante a competição da Taça São Paulo, o projeto também dá um direcionamento profissional aos atletas. Muitos alunos que não foram contratados por um time profissional de futebol, hoje cursam a faculdade de Educação Física. Exemplo disso é Marcos Vinícios, de 20 anos, que está concluindo o curso. Vinícios não esqueceu das suas raízes, trabalhando como voluntário do projeto.

Fonte: Ascop