Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Cerca de 40% dos foliões que estiveram em Palmas, durante o Carnaval 2008 – É Pura Energia, realizado de 1º a 5 de fevereiro, eram turistas. Foi o que constatou pesquisa realizada nos cinco dias de festa, feita por amostragem com modelo baseado na Probabilidade Proporcional à População, com margem de erro de 4% para mais ou menos. A pesquisa foi realizada com 650 pessoas, sendo que deste total, 250 eram de outras cidades do Tocantins e outros estados como São Paulo, Goiânia e Minas Gerais, e de outros países como a Argentina.

A pesquisa apontou ainda que 42% dos entrevistados utilizaram o transporte aéreo para chegarem a Palmas; 33% usaram ônibus, 17% veículo próprio e 8% moto. Outro fato interessante apontado na pesquisa é que 42% dos entrevistados se hospedaram na casa de amigos, quando estiveram prestigiando o Carnaval de Taquaruçu, enquanto 50% ficaram em pousadas, sendo que a maioria aprovou os serviços prestados, com notas entre oito e 10.

Dentre os atrativos turísticos que mais agradaram aos turistas estão as cachoeiras de Taquaruçu, sendo que 92% pretendem retornar ao distrito para visitá-las, assim como outros pontos de turismo.

Ainda no perfil do turista apresentado pela pesquisa, 92% ficaram sabendo através de amigos sobre as atrações do carnaval e 8% pelos meios de comunicação. Com relação à avaliação do Carnaval, 50% dos turistas aprovaram o evento e suas atrações com nota nove e oito, e a outra metade com sete e seis, respectivamente.

A segurança foi a mais citada pelo turista, que avaliou com nota nove, seguido das bandas com 7,5; serviços de saúde, 7,3; bares e alimentação, 6,1.

 

Fonte: Ascop

Tags: Palmas