Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O comando de printscreen permite capturar o que está na tela do computador em uma imagem. Você pode copiar todo o conteúdo de uma janela, fotos de vídeos e várias imagens com um intervalo de tempo pré-determinado.

No Windows, existe a tecla com este nome, ao lado das teclas de função (F1, F2, F3), que copia a tela. Para salvar a imagem é só entrar em um editor de imagem e colar com o botão direito do mouse ou com o comando Ctrl V. Para copiar apenas a janela ativa, basta pressionar Alt e a tecla Printscreen e, então, colar a imagem. O ponteiro do mouse não é capturado.

No Macintosh, a tecla com a maçã, chamada Command junto com Shift e 3 salvam a tela em um arquivo PDF no desktop do computador.

A seguir, dez programas selecionados

FastStone Capture

Captura janelas inteiras, recortadas, objetos, seleções, janelas ativas ou inativas. Vem com editor de imagens integrado e suporta JPEG, GIF, PNG, TIFF entre outros. Existe ainda a versão portátil do programa, para levar no pendrive.

Free Video to JPG Converter

O programa captura cenas de filmes e as transforma em imagens sob a extensão JPG. O software é compatível com os principais formatos de filmes como AVI, DIVX, MP4, MPEG, MPG, MOV, RM, SWF, FLV. É possível ainda definir a quantidade de frames capturados do vídeo.

Fraps

Com este programa você pode salvar imagens de vídeos transmitidos em streaming na Internet e monitorar a taxa de frames dos programas que utilizam DirectX ou OpenGL.

Gadwin PrintScreen

Pode capturar janelas inteiras, janelas ativas ou áreas específicas e enviar as imagens para impressão ou salvar no computador. Você pode definir qual tecla de atalho aciona a captura.

TimeSnapper

O programa tira automaticamente screenshots de seu computador no intervalo que quiser. O programa roda em segundo plano e você pode gravar as telas mesmo quando não estiver no computador.

Hidden Recorder

Monitora invisivelmente a atividade do PC, capturando screenshots das janelas dos aplicativos ativos, do desktop inteiro, ou ainda capturando a imagem da webcam em intervalos de tempo configurável entre cinco segundos e uma hora. O programa carrega junto com o Windows e roda completamente invisível.

Screen Shot Maker

Tira screenshots de telas do DOS e programas DirectX, como jogos. É possível acioná-lo pelo mouse ou tecla de atalho.

EMCO Remote Screenshot

Obtenha screenshots de computadores de sua rede, salvando-os em seu disco local. Pode ser usado para visualizar problemas nas máquinas ou saber o que os usuários estão fazendo no PC. É só digitar o host name e clicar no botão capture, para pegar imagens na hora ou agendar capturas.

Screengrab!

Extensão do navegador Firefox que permite capturar um site inteiro ou apenas uma parte e salvar como um arquivo de imagem.

ScreenHunter Free

Versão gratuita para você capturar sua tela em formatos elípticos ou retangulares, tela inteira, janela ativa, janela, DirectX (para jogos), vídeo, e objetos.

Fonte: UOL Tecnologia