Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Realizada entre os dias 28 e 30 de março, a Conferência Estadual da Juventude do Tocantins foi considerada um sucesso de público e de organização. A Secretaria Nacional da Juventude, em evento que aconteceu na tarde da última, terça - feira, 08, apresentou os dados estatísticos das Conferências Estaduais da Juventude por todo país, confirmando o Tocantins como o Estado com o maior número de participantes credenciados, seja em termos proporcionais ou em números absolutos, superando inclusive, São Paulo - maior Unidade da Federação em número de habitantes.

Ricardo Ayres, presente a reunião, disse estar bastante satisfeito, não só com os números apontados, “mas, pelos ótimos resultados obtidos nos debates, onde jovens de todo o Tocantins, tiveram a oportunidade de discutir de forma democrática, problemas e apresentar demandas que venham a atender seus anseios com a participação da sociedade civil organizada. Isso mostra que estamos no rumo certo”. Os resultados, segundo Ayres, confirmam também o compromisso do governador Marcelo Miranda em levar políticas públicas de qualidade a juventude, “não só pelos programas e projetos implantados, mas também pelo apoio intrínseco a esta clientela” finalizou.

Foram 2.375 participantes credenciados, número superior ao dos estados do Acre, Pará, Roraima e Rondônia juntos. Além dos credenciados para palestras e grupos de trabalho, estima-se que cerca de 25 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções de Palmas participando da programação cultural e das várias oficinas.

Etapa Nacional

No evento, foi apresentado ainda, o pré-projeto para a 1ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em meados deste mês (entre os dias 27 e 30), no Parque da Cidade em Brasília. O evento, que contará com a presença de 2.010 delegados eleitos em todo país, será mais do que um encontro de jovens, gestores públicos e especialistas de todo país. Um novo conjunto de diretrizes e propostas de políticas públicas de juventude será consolidado e apresentado aos poderes públicos constituídos, a partir dos representantes eleitos por um processo amplo e participativo nos estados e municípios.

Fonte: Ascom Sejuv