Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Dicom/AL

Foto: Divulgação Dicom/AL

A Assembléia Legislativa e o Hemocentro se uniram por uma causa humanitária. Será realizada, na manhã da próxima quarta-feira, dia 16, uma ação de coleta de sangue entre os servidores do Legislativo, das 8h às 12h. De acordo com a coordenadora do Departamento Médico, Odontológico e de Serviço Social (Dimeo) da Casa, Soraia Borges, o objetivo da campanha é facilitar a doação de sangue aos funcionários que já praticam o ato e aos que tenham interesse em se tornar doadores.

Um dia antes do evento, servidores do Dimeo e do hemocentro percorrerão as dependências da Casa, divulgando o dia da coleta de sangue e esclarecendo as dúvidas. O hemocentro informa que, para ser aceito, o sangue doado precisa ter sua qualidade atestada em 12 exames de sorologia, realizados gratuitamente pelo órgão. Posteriormente, os resultados são enviados aos doadores pelo correio.

Estão aptos a doar as pessoas com idade entre 18 anos e 65 anos que pesem mais que 50kg e estejam com boa saúde. É preciso levar documento com foto, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não estar em jejum. Quem já teve hepatite B, doença de chagas, malária, sífilis ou que tenha comportamento de risco, relativo a doenças transmissíveis pelo sangue, como usuários de drogas ou múltiplos parceiros, não pode participar.

Hemocentro

A coleta sempre vem em boa hora, de acordo com a instituição. A assessoria do órgão informa que a demanda constante na cidade se torna mais aguda nos casos de emergência e que os tipos mais raros são os negativos como –A, -B, -O e –AB. O Hemocentro busca suprir a demanda de sangue com campanhas nas diversas entidades públicas estaduais e municipais, empresas e escolas sempre por meio de sua unidade móvel. No mês de março, foram obtidas 300 bolsas de sangue em 12 coletas externas.

Fonte:Dicom /A.L