Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado Moisés Avelino (PMDB) participou de reunião com a presidente da Assembléia Nacional da República da África do Sul, Baleka Mbete e integrantes da Comissão de Desenvolvimento Social da Assembléia.

A comitiva sul-africana veio ao Brasil, em busca de soluções para o problema de moradia-popular, que atenda a faixa mais carente. A presidente quis saber como o Brasil tem enfrentado o déficit habitacional, a demanda por saneamento básico e energia.

Reunidos com os membros da Comissão de Desenvolvimento Urbano e de Minas e Energia da Câmara, os africanos foram informados sobre o Plano Nacional de Habitação, o Luz para Todos e os projetos de fixação do homem no campo.

Moisés Avelino destacou as suas experiências como prefeito de Paraíso e governador do Estado. O parlamentar disse que além do programa de construção de casas populares e de eletrificação rural, procurou envolver as famílias na execução do trabalho. Falou que o problema se agravou com o êxodo rural. Por isso, todas as ações em desenvolvimento tem de focar a manutenção do homem na terra e atrair os que saíram.

Por fim, disse que o governo federal tem descentralizado os projetos e com isso alcançado os estados mais pobres no Nordeste e no Norte do país.

Fonte: Assessoria de Imprensa