Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Marcelo Miranda fala sobre potencialidades do Tocantns na sede da Embaixada do Brasil

Marcelo Miranda fala sobre potencialidades do Tocantns na sede da Embaixada do Brasil Foto: Armando Formiga

Foto: Armando Formiga Marcelo Miranda fala sobre potencialidades do Tocantns na sede da Embaixada do Brasil Marcelo Miranda fala sobre potencialidades do Tocantns na sede da Embaixada do Brasil

Finalizando a agenda da missão oficial do Tocantins à China, o governador Marcelo Miranda e comitiva se reuniram, na Embaixada do Brasil em Pequim, nesta sexta-feira, 25, com a direção da Cofco, estatal responsável pelo abastecimento das 39 províncias chinesas, que coordena a produção agrícola e as importações do país, para tratar sobre as exportações dos biocombustíveis e da produção agropecuária do Estado.

Tendo em vista que a China já ocupou a quase totalidade de seus 122 milhões de hectares de terras agricultáveis, a comitiva do Estado apresentou a possibilidade de trocas comerciais de interesse mútuo, apontando a perspectiva de repasse de tecnologia chinesa ao Tocantins e, em contrapartida, a exportação do biodiesel e do álcool produzidos no Estado, além de produtos alimentares como soja, carne suína, peixe e milho.

Com base na informação da Embaixada do Brasil em Pequim de que o governo chinês tem interesse em aumentar a produção de etanol e combustível, a partir de produtos não-comestíveis, devido ao aumento de preços dos alimentos e da escassez de terras aráveis, o Tocantins apresentou a perspectiva de exportar biocombutíveis produzidos com pinhão-manso, mamona e outras oleaginosas.

A intenção é que a Cofco firme parcerias diretamente com as associações e cooperativas de produtores do Estado, evitando atravessadores comerciais e aumentando o lucro dos agropecuaristas.

As propostas de ações comerciais bilaterais, segundo relatou o prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, serão detalhadas em documento e protocoladas na Embaixada do Brasil em Pequim, para uma análise mais minuciosa por parte da Cofco. No mesmo documento, o Estado reforçará o convite para que membros da estatal chinesa visitem o Tocantins, para conhecer suas potencialidades econômicas in loco.

 

Fonte: Secom

Tags: Estado