Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Dia do Artista Plástico, dia 8 de maio, será comemorado com uma vasta programação realizada pela Fundação Cultural do Tocantins. Serão exposições, palestras e assinatura de termo, que beneficiarão diretamente os artistas tocantinenses.

Na terça-feira, 06, será aberta a exposição coletiva "Artistas do Tocantins", na Galeria de Arte Mauro Cunha, na sede da Fundação Cultural do Estado. A vernissage será às 19h. A mostra, que poderá ser visitada até o dia 23 de maio, será composta por 30 obras que fizeram parte da exposição do Tocantins, na Embaixada da Áustria, em Brasília.

Na quarta-feira, 07, a Fundação Cultural estará também apoiando a realização da exposição "Poíesis", da artista plástica Solange Alves, uma ação da Fundação Cultural de Palmas, na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural. A vernissage será às 19h.

As discussões sobre a arte brasileira serão focos da palestra do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, promovida em parceria com a FCT, que será realizada na quinta-feira, 08, na Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural, às 19h. O evento contará com as participações dos curadores Alexandre Sequeira (PA) e Paulo Reis (PR) e da gerente do Núcleo de Artes Visuais do instituto, Yara Kerstin. A mediação será feita pelo crítico e pesquisador Guy Amado.

No sábado, 10, a Fundação Cultural do Tocantins empossa os membros do Conselho Estadual de Cultura com assinatura do termo de cooperação entre a FCT e o Prodivino para financiamento para artistas plásticos e artesãos. O evento acontecerá às 10h, no Teatro Fernanda Montenegro, Espaço Cultural.

As atividades serão realizadas como forma de incentivar e valorizar os artistas e obras tocantinenses.

Fonte: Fundação Cultural