Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O espetáculo teatral, Bonequinha de Pano, do grupo Chama Viva, está de volta ao Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural, nesta quinta, sexta e domingo, dias 08, 09 e 11 de maio. Primeira obra do escritor Ziraldo para o teatro, o espetáculo ficará em cartaz sempre às 19h30. A produção tem o patrocínio da Prefeitura de Palmas, por meio do Edital de Cultura. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do Teatro, no valor de R$ 5,00.

Esta é a terceira temporada do espetáculo no teatro Fernanda Montenegro. Com encenação do diretor cuiabano Sandro Lucose, convidado pelo Grupo para esta montagem, Bonequinha de Pano traz em cena as atrizes Marcélia Belém e Marcela Ribeiro.

A encenação marca a retomada das atividades do Chama Viva, depois de 2 anos sem estrear um novo espetáculo. "Foi um longo processo que demandou tempo, dedicação, espera e muita determinação para fazer este espetáculo", afirmou a atriz Marcélia Belém, idealizadora do projeto de montagem. "Foram três anos negociando os direitos autorais e correndo atrás de patrocínio até chegar o Edital de Incentivo Cultural do Programa Palmas pra Cultura, da Prefeitura de Palmas, que financia 22% do orçamento do projeto", conta Marcélia.

Bonequinha de Pano

É o primeiro texto teatral do escritor Ziraldo, feito para todas as idades e para ser interpretado por uma única atriz. A encenação de Sandro Lucose transforma o espetáculo solo numa versão para duas atrizes. Marcélia Belém, no primeiro ato, dá vida à boneca Pitucha, enquanto no segundo ato Marcela Ribeiro viverá Leninha já adulta, que vai reencontrar Pitucha no sótão da casa de sua avó. Neste reencontro as duas revivem as lembranças de grandes momentos da infância: separação de pais, sexualidade, conquista fidelidade, auto-estima, perdas da vida e outras questões.

"A Bonequinha é uma obra primorosa, que contagia crianças e adultos, e a nossa encenação valorizou os elementos infantis que estão na memória de qualquer adulto, como as relações entre meninos e meninas e seus objetos de maiores identificações nas primeiras fases da vida, como boneca e bola, entre outros brinquedos, que não nos saem da memória", diz o diretor Sandro Lucose.

O espetáculo estreou em outubro, fez apresentações em Porto Nacional, retornou ao Teatro Fernanda Montenegro, participou da IV Semana com Letras da Faculdade de Guaraí e fez apresentações nas Escola Madre Belém e na de Tempo Integral Padre Josimo, em Palmas.

Elenco

Marcélia Belém – Pitucha

Marcela Ribeiro – Leninha

Criação

Autor – Ziraldo

Encenação e Cenografia – Sandro Lucose

Assistente de Direção – Juliano Gomes

Figurinos – Iolanda Silveira

Concepção de Luz – Nival Correia

Trilha Sonora – Iossef Gayoso

Desenhos para Projeção Cênica – Gil Doliati

Programação Visual – Iabadu Comunicação e Eventos

Vozes e Músicas

Gil Doliati

Juliano Gomes

Tadeu Jardim

MPVOX

 

Fonte: Ascop