Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara Marcelo Miranda, Dulce e a secretária da Educação na abertura do Salão do Livro Marcelo Miranda, Dulce e a secretária da Educação na abertura do Salão do Livro
  • Foto - Lia Mara
  • Foto - Lia Mara
  • Foto - Lia Mara
  • Foto - Lia Mara
  • Foto - Lia Mara

O governador Marcelo Miranda e a secretária da educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, abriram oficialmente o 4° Salão do Livro do Tocantins nesta sexta-feira, 9. A solenidade aconteceu às 19h, com a presença da primeira-dama Dulce Miranda, do presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Amorim, do prefeito de Palmas, Raul Filho, deputados federais e estaduais, secretários de estado e do município, autoridades políticas e personalidades do meio cultural.

Logo após conhecer a estrutura montada na praça dos Girassóis, em Palmas, o governador e autoridades seguiram para a palestra "Ler é mais Importante do que Estudar", com o cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, desenhista e jornalista Ziraldo. Criador de personagens famosas, como o Menino Maluquinho, Ziraldo é um dos mais conhecidos escritores infantis do Brasil. Em sua palestra ele destacou a importância da leitura, do incentivo dos pais para que os filhos criem o hábito da leitura e finalizou elogiando a iniciativa do governo do Estado com o Salão do Livro.

Na ocasião, o governador Marcelo Miranda e a secretária da Educação receberam da presidente da Câmara Brasileira do Livro, Rosely Boschini, o diploma ‘Amigo do Livro’. Por sua vez, o governador homenageou com uma placa o escritor Otávio Barros, que, juntamente com o escritor Machado de Assis, está sendo lembrado nesta edição. “Sou muito grato pelo que vocês e a sociedade tocantinense estão fazendo comigo e vou continuar trabalhando para resgatar a história do Tocantins”, disse Otávio Barros.

O governador Marcelo Miranda elogiou a execução do evento pela secretaria da educação e toda a equipe de governo. “Gostaria de agradecer a todos pela determinação em proporcionar à nossas crianças e jovens mais cultura, mais pesquisa, mais segurança e estou convencido que ler é muito bom, além de ser fundamental hoje em dia”, pontuou.

A secretária da educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, disse que o Salão está avançando a cada edição e trazendo reflexos positivos para a população. “Os nossos resultados de avaliações externas, feitas pelo próprio Ministério da Educação, mostram que a área de leitura é a que o estado avançou mais”, revelou.

A 4ª edição do Salão do Livro vai durar dez dias, de 9 a 18 de maio, oferecendo aos visitantes 78 mil títulos e 350 expositores, além de mais de 180 atrações culturais. No local, além do espaço infantil, espaço jovem e café literário, conta com uma sala exclusiva para a leitura.

Espaço Físico

Com 8.500 metros quadrados de área coberta, o salão reúne, na estrutura totalmente climatizada, 110 estandes, praça de alimentação e o auditório principal, com 1.000 lugares. A expectativa dos organizadores é de que 250 mil pessoas passem pelo local.

Quem optar por ficar em casa também vai poder conferir os principais acontecimentos e atrações do 4º Salão do Livro do Tocantins, que estarão sendo transmitidos pela Redesat, emissora afiliada da TV Cultura, com inserções durante as transmissões dos Jornais da Manhã, da Tarde e da Noite e flashes ao vivo, no decorrer da programação diária.

O Salão do Livro vai reunir escritores e personalidades como Cris Poli (Super Nanny), Içami Tiba, Rubem Alves, Tânia Zagury, Gabril Chalita, Roberto Shinyashiki, Professor Pachecão, Zeca Camargo, Ernani Pimentel, Frei Beto e Antônio Nóbrega. Além de atrações como Casseta & Planeta, Teatro Mágico, Renato Teixeira, Zappa, Marionetes Guarujá, Mágico Ed e outros. A programação completa está disponível no site www.seduc.to.gov.br/salaodolivro.

Fonte: Secom