Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Cinco creches foram beneficiadas com as hortaliças doadas na manhã desta quarta-feira, 14, pela Prefeitura de Palmas ao programa Mesa Brasil, do Sesc Tocantins. As verduras foram cultivadas e expostas na Unidade Demonstrativa da Prefeitura na Agrotins 2008. Aproximadamente uma tonelada de verduras como abóbora, acelga, repolho e alface serão entregues em três etapas ao Mesa Brasil, que as repassará a entidades que trabalham com crianças carentes da Capital.

A Creche Santa Terezinha, que atende 380 crianças na região Norte de Palmas, foi a primeira entidade a receber a doação. "Estas verduras chegaram em boa hora e vão enriquecer a alimentação das crianças", frisou a coordenadora da entidade, Hérica de Oliveira.

Para o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Clemente Barros Neto, esta ação valoriza ainda mais o trabalho desenvolvido pela Prefeitura na Agrotins 2008. "Após o produtor visitar nosso estande e aprender novas técnicas na Unidade Demonstrativa, nada melhor que doar estes alimentos a quem realmente precisa", afirmou o secretário.

O diretor de Desenvolvimento Rural e Tecnológico da Secretaria Estadual da Agricultura, Ricardo Pires, destacou que esta não é uma doação isolada realizada pela Agrotins e Centro Agrotecnológico de Palmas. "Nós realizamos outras ações semelhantes no decorrer do ano, visto que trabalhamos o melhoramento de frutas, hortaliças, grãos e até peixes, e doamos o excedente a instituições que atendem pessoas carentes", explicou Pires.

A coordenadora do programa Mesa Brasil em Palmas, Any Sandra Mendonça, parabenizou a iniciativa da Prefeitura ao afirmar que ações como esta demonstram a preocupação dos órgãos públicos em buscar meios de auxiliar entidades sociais que trabalham com a comunidade. "O alimento é fundamental no dia-a-dia destas instituições, portanto estas doações são bem-vindas e devem ser tomadas como exemplo" enfatizou a coordenadora.

Na tarde desta quinta-feira, 14, a Escola Municipal do Setor Santa Bárbara e outras 4 entidades receberão a doação. A próxima etapa será no dia 21, quarta-feira.

Mesa Brasil

O Mesa Brasil é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial, além de receber doações, a exemplo dessa, repassando-as às entidades cadastradas no Programa. Mais informações sobre o programa pelo telefone (63) 3215-7131.

 

Fonte: Ascop