Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Programa Nacional Territórios da Cidadania se fortalece no Tocantins com assinatura do termo de cooperação entre o governo federal, governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e prefeitos dos municípios contemplados. A formação do Comitê Estadual acontece na quinta-feira, 29, às 8h30, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. Para a solenidade estão confirmadas as presenças do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulcci, do secretário estadual de Agricultura, Roberto Sahium, e outras autoridades.

Territórios da Cidadania

Com objetivo de melhorar a rentabilidade do agricultor familiar, o programa aplicará recursos para essa modalidade em todo o país. Para a região Norte, o governo federal disponibilizou R$ 2,5 bilhões. No Tocantins, 25 municípios do Bico do Papagaio foram contemplados com recursos, onde serão investidos cerca de R$ 300 milhões. A região do Bico do Papagaio tem 36,29% de sua população em áreas rurais.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Agrário da Seagro, Francisca Marta Barbosa, o mapeamento dos territórios no Tocantins foi realizado em conjunto com o governo federal desde 2003. Ainda segundo Francisca Marta, com esse trabalho foi possível diagnosticar a região que seria beneficiada com o recurso nacional e as ações voltadas a esse público. Para isso, foi levado em conta o menor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, maior concentração de agricultores familiares, maior organização social, entre outros fatores.

Beneficiando não só famílias de pequenos produtores, mas toda a população urbana e rural da região, o “Territórios da Cidadania” já desenvolve 62 ações direcionadas ao Bico do Papagaio. Em 2008 vários encontros foram realizados com instituições parceiras e representantes dos agricultores familiares e a sociedade civil organizada, para definir a melhor forma de aplicar os recursos.

 

Umberto Salvador Coelho

Da redação com informações Secom