Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado César Halum (DEM), presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), declarou, na sessão desta terça-feira, dia 3, que vai lutar para manter os parlamentares de todo o Brasil em constante mobilização. “Primeiramente, quero agradecer o apoio integral desta Casa e prometer que honrarei o nome do Tocantins e da Unale”. Ele tomou posse na última sexta-feira, dia 30, durante a XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, em Fortaleza (CE), para a gestão 2008/2009.

Na sessão, vários deputados manifestaram apoio à nova missão de Halum, reforçando a união de todos para que o deputado conquistasse o comando nacional da entidade. O deputado Fabion Gomes (PR), por exemplo, destacou a força catalisadora de Halum em reunir o apoio do Executivo e do Legislativo Tocantinense e dos demais parlamentares de todo o Brasil. O deputado Raimundo Moreira (PSDB) disse estar de pleno acordo com a eleição do Halum.

Já o presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), ressaltou a capacidade do deputado em reunir forças e garantiu o apoio do Parlamento Tocantinense nos trabalhos do atual presidente da Unale. Também discursarm os deputados Paulo Roberto (DEM), Raimundo Palito (PP), Fábio Martins (PDT), Júnior Coimbra (PMDB), dentre outros.

Histórico

A Unale, com sede em Brasília (DF), foi criada em 30 de maio de 1996, em Belém (PA), por iniciativa do Colegiado de Presidentes das 26 assembléias legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Atualmente, conta com 1.059 filiados à entidade e congrega todas os 27 Parlamentos Estaduais do País. A próxima convenção nacional da entidade está agendada para maio de 2009, em Belém.

Fonte: Dicom A.L