Os namorados que compraram presentes para o dia 12 de junho pela internet gastaram R$ 320, em média. A afirmação foi feita pela e-bit, que informou ainda que o valor é 12% superior ao tíquete médio atingido em 2007, de R$ 287.
O montante também é significativamente maior do que o gasto pelas pessoas que fizeram compras em shoppings este ano. De acordo com a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), os consumidores de baixa renda gastaram entre R$ 30 e R$ 50 com os presentes, enquanto os com melhor poder aquisitivo gastaram entre R$ 150 e R$ 180.
Para o presidente da e-bit, Pedro Guasti, o aumento nas vendas virtuais é resultado das campanhas feitas pelas lojas na internet. "Por isso, é importante que os varejistas invistam em publicidade em sites com grande tráfego. Campanhas de e-mail marketing com foco em novas bases e sites de busca e comparação de preços trazem excelentes resultados".
Itens mais comprados
Se nas compras físicas o destaque foram as peças de vestuário, nas compras via internet os livros foram os presentes mais comprados, com 22% do no total das vendas para a data.
Em segundo lugar, ficaram os produtos de Saúde e Beleza, com 12%, sendo que essa categoria nunca havia ocupado os primeiros lugares da lista.
A categoria Informática obteve 11% de representatividade, ficando em terceiro lugar, e Telefonia Celular aparece na quarta posição, com 7%.
Confira o ranking dos produtos mais vendidos para a data em 2008, em comparação com os mais vendidos em 2007:
Colocação 2007 2008
1º Livros (15%) Livros (22%)
2º Informática (12%) Saúde e Beleza (12%)
3º Eletrônicos (9%) Informática (11%)
4º Telefonia Celular (9%) Telefonia Celular (7%)
5º DVD (6%) Eletrônicos (6%)
Fonte: InfoMoney