Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa para o biênio 2009/2010 acontece na quarta-feira, dia 2 de julho, a partir das 18h no Plenário da Casa. O termo de convocação foi lido durante a sessão ordinária desta terça-feira, 24, pelo primeiro-secretário em exercício, deputado Stalin Bucar (PSDB). A posse dos eleitos será realizada em Sessão Especial, às 15h do dia 1º de fevereiro do próximo ano, conforme o Regimento Interno do Parlamento Tocantinense.

A solicitação para a escolha da nova Mesa Diretora da Casa atende ao artigo 12 do Regimento Interno que determina que, por convocação da Mesa Diretora, a eleição para os dois últimos anos de cada Legislatura deve ser realizada na primeira quinzena de julho da 2ª Sessão Legislativa, em sessão extraordinária, por escrutínio secreto, com a presença da maioria absoluta dos deputados.

Ainda de acordo com Regimento, o presidente dará ciência da convocação do pleito em sessão ordinária, com antecedência mínima de oito dias, informando data e hora do início da Sessão Extraordinária para a Eleição da Mesa.

Articulações

A eleição possui apenas uma chapa de consenso encabeçada pelo atual presidente, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), tendo como vice-presidente o deputado Júnior Coimbra (PMDB).

A oposição terá duas vagas na Mesa Diretora, mas ainda estão decididos, cabendo sua indicação ao grupo. Gaguim informou que quem esta coordenando a escolha dos cargos governistas para ocupar a Mesa Diretora é o deputado Estadual Junior Coimbra e o governador Marcelo Miranda (PMDB). Segundo Gaguim os nomes que comporão a mesa deverão ser indicados ainda nesta terça-feira.

Composição da Mesa Diretora

A Mesa é composta por sete cargos: presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente e primeiro, segundo, terceiro e quarto vice-secretário.

 

Umberto Salvador Coelho

Da redação com informações Dicom A.L