Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu Engenheiro agrônomo, Vandré Noleto, explicou a importância do equipamento de segurança na aplicação de agrotóxicos Engenheiro agrônomo, Vandré Noleto, explicou a importância do equipamento de segurança na aplicação de agrotóxicos
  • A médica veterinária, Ana Lúcia Rodrigues, falou sobre Brucelose e Tuberculose
  • A médica veterinária, Mary Jane Abreu, falou sobre a Raiva dos Herbívoros, doença mortal tanto para animais quanto para o homem

Crianças e adolescentes do Colégio Tocantins de Miracema, a 78 km de Palmas, tiveram acesso à informações e materiais educativos sobre Raiva dos Herbívoros, Brucelose e Tuberculose, e, o Uso correto dos Agrotóxicos. Elas assistiram à palestras ministradas pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, nestas quinta e sexta-feiras, dias 26 e 27, no estande do órgão montado na 27ª Expoagro, no Parque Agropecuário Capitão Vaqueiro, daquele município.

O delegado regional de Miracema, Jairon Pires, explica que a intenção é que ensinando as crianças, a Agência alcance também os pais, avós e amigos, e, sirva como prevenção para os futuros produtores.

Para o estudante do 6º ano, Manoel Pereira, de 13 anos, a palestra mais interessante foi sobre brucelose. "Agora eu sei que quando um animal aborta não se pode pegar no feto sem luvas. Vou contar tudo isso para o meu Tio, que tem fazenda", comenta o estudante que pretende seguir a profissão do Tio.

Já para Flávio Dala Corte Júnior, de 11 anos, foi muito bom descobrir que nem todos os morcegos se alimentam de sangue e transmitem a raiva dos herbívoros. "Aqui na região tem muito morcego, mas não podemos sair matando porque podem entrar em extinção", falou.

Leandro Vieira, coordenador pedagógico do Colégio Tocantins, comenta que muitas crianças moram em fazendas ou chácaras, daí a importância de já estarem sendo educadas para se prevenirem das doenças que podem ser transmitidas ao homem. "Elas já estão comentando sobre o que aprenderam com os colegas que não participaram. Com certeza irão repassar aos pais produtores", disse.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec