Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sirivaldo Sales de Lima, anunciou a abertura de concurso público, ainda no mês de julho, para o preenchimento de vagas nos quadros de praças e oficiais. O anunciou ocorreu na manhã desta quarta-feira (2/7), durante a comemoração do Dia Nacional do Bombeiro. O governador Marcelo Miranda, autoridades civis e militares e familiares dos bombeiros prestiaram o evento.

O Corpo de Bombeiros oferecerá 70 vagas para o Curso de Formação de Soldados Bombeiros (nível médio), 10 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (nível médio) e 10 vagas para Oficiais Especialistas da Administração, distribuídas nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e Tecnologia da Informação.

A solenidade foi marcada pela formatura dos 67 concluintes do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militar. O curso foi realizado pela Escola de Formação de Bombeiros, com 1.800 horas/aula, distribuídas em mais de nove meses de estudo. Os novos soldados reforçarão o efetivo nas unidades existentes em cinco municípios, a partir desta sexta-feira (4/7), e também farão escala durante a temporada de praia, como salva-vidas.

Promoção

Durante a solenidade, foram promovidos à graduação de subtenente bombeiro militar os 1º sargentos Jairon Soares Domingues, Joaquim Morais Ribeiro e Fábio Queiroz Nogueira. O Comandante Geral também assinou a Portaria de promoção dos sete cabos que concluíram o Curso de Habilitação de Sargentos, no Espírito Santo. Retornarão ao Tocantins, já promovidos à graduação de 1º Sargento do Quadro de Praças: Gercino Alves Borges Júnior, César Augusto da Silva Costa, Ruiter Pereira Batista, Luiz Alves de Moura, Francisco José Ferreira da Silva, Colemar Mendes de Sousa e Evilásio Pereira de Souza.

Semana do Bombeiro

A solenidade desta quarta-feira encerrou as atividades da Semana do Bombeiro, realizada desde o último dia 23, quando os bombeiros percorreram algumas avenidas da Capital, com a Corrida da Tocha, abrindo oficialmente a programação. De 23 a 27, os 400 integrantes do projeto Remando no Lago tiveram a oportunidade de visitar o 1º Batalhão, conhecendo melhor o dia-a-dia dos bombeiros, além de receberem orientação sobre acidentes domésticos, primeiros-socorros e o período de estiagem. A CIA 193 apresentou a peça O Fogo para os estudantes. No último domingo, dia 29, foi realizada a terceira edição da Corrida do Fogo e 7ª etapa do Circuito de Corridas de Rua do Tocantins, com a participação de mais de 170 atletas e militares. No dia 1º, foram inauguradas as novas instalações da 2ª Companhia de Bombeiros, em Taquaralto, agilizando o atendimento à população da região Sul de Palmas. O efetivo da companhia é de 19 bombeiros, divididos em equipes de combate a incêndio urbano e resgate. A 2ª Cia passa a funcionar na Avenida Tocantins, Quadra 39, Lote 25 (ao lado do Hotel Astória).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Corpo de Bombeiros Militar