Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Os setores de mineração, construção civil e de serviços foram os principais responsáveis pela abertura de novas vagas de trabalho no Tocantins em 2008, proporcionando ao Estado índices que o colocam em posição privilegiada. De janeiro a maio, o Tocantins conseguiu a melhor média de geração de empregos entre os estados do Norte e Nordeste e a oitava melhor colocação do país, segundo balanço do Ministério do Trabalho e Emprego.

Nos primeiros cinco meses do ano, o Tocantins conseguiu um saldo de 3.852 novos empregos com carteira assinada, considerando o balanço entre as admissões e os desligamentos de trabalhadores. Com isso, foi gerado um crescimento de 4,01% nas novas vagas de trabalho, enquanto a média nacional foi de 3,63%.

Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego são referentes ao Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, instituído por lei federal em 1965 para acompanhar a evolução mensal das admissões e dispensas de empregados nos estados brasileiros, nas esferas pública e privada.

No período, os empregos na mineração foram elevados em 16% no Estado, seguidos pela construção civil (11%) e serviços (4,66%).

Considerando apenas o mês de maio, a posição do Tocantins no ranking nacional se eleva, de oitavo para segundo lugar, atrás apenas do Espírito Santo.

 

Fonte: Secom