Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Uma caravana com 6 (seis) empresários de Araguaína e 9 (nove) de Palmas parte amanhã da capital para São Paulo, onde acontecerá nos dias 22 a 25 de Julho na Expo Center Norte a maior feira de panificação e confeitaria da América Latina.

A participação no evento foi viabilizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae) e os empresários serão acompanhados pelos analistas da instituição, Walter D’Aquino e Cyro Gurgel. Em Araguaína os empresários participam do Núcleo Setorial do Segmento de Panificação do Projeto Empreender e em Palmas são atendidos pelo Projeto Desenvolvimento de Núcleos Setoriais.

A visita pretende colocar os empresários frente às novas tendências de mercado, tecnologias e boas práticas de gestão a partir da participação em palestras, demonstrações de produtos e intercâmbio de informações com fornecedores e empresas de destaque no setor de panificação do país.

A Feira é aberta ao público das 13 às 21hs, para isto a caravana do Tocantins pretende aproveitar o horário da manhã para a participação em diversas palestras e visitas técnicas. Esta parte da agenda está sendo elaborada em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria da cidade de São Paulo (Sindipan).

O diretor superintendente do Sebrae, Paulo Massuia, enfatiza que “os empresários de panificação do nosso Estado estão se mobilizando e muitos bons resultados já podem ser mensurados, a participação em feiras como esta oferece oportunidades únicas de reciclagem profissional tornando-os mais preparados para continuar inovando num mercado cada vez mais competitivo”.

Compras em conjunto

Os grupos de desenvolvimento do setor no Estado estão bem organizados e já são protagonistas de ações de referência Estadual. Recentemente o grupo de empresários de Palmas, foi reconhecido pela prática de compras em conjunto que diminuíram os custos de produção e motivaram a queda de preços no custo da saca da farinha no Estado. O próximo passo é a implantação de uma Central de Negócios, que em Araguaína já está funcionando há um mês e meio trazendo inúmeros benefícios para os envolvidos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae