Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva

A Romaria do Nosso Senhor do Bonfim, que acontece no povoado do Bonfim, a 22 km do município de Natividade, teve início nesta quarta-feira, 06, e contará com vasta programação religiosa que se estenderá até o dia 17 de agosto. O governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Tocantins, estará mais um ano participando das festividades, disponibilizando apoio na programação do evento.

O ponto alto das comemorações acontece no dia 15 de agosto, com a celebração da missa campal em louvor ao Senhor do Bonfim. No dia seguinte, a homenagem é para Nossa Senhora Imaculada Conceição e, no dia 17, ocorre a missa dos romeiros, que encerra oficialmente as atividades.

Não existe uma data exata quanto à origem dos festejos do Senhor do Bonfim, mas a peregrinação ao povoado já ultrapassa mais de dois séculos. O local, que no passado era visitado por alguns fiéis, atualmente recebe milhares de pessoas de diferentes localidades do Estado e de outras regiões do país.

O povoado de Bonfim, onde vivem cerca de 100 pessoas, chega a receber mais de 60 mil fiéis durante as cerimônias. São pagadores de promessas, que chegam a atravessar, a pé, os 22 km que separam Natividade do povoado para depositar as suas oferendas aos pés da imagem do santo.

História

Antigamente, o povoado do Bonfim era uma fazenda de propriedade do casal José Constancio e Sena e Joana Martins Chaves Sena. Um pedaço de terra totalmente desconhecido, habitado apenas periodicamente pelos proprietários, agregados e animais que pastavam o verde capinzal, regado abundantemente pelos rios Manuel Alves e Tocantins. Hoje, Bonfim é patrimônio da igreja.

Programação

Novena

De 06 a 14 de agosto de 2007

Tríduo

12, 13 e 14 de agosto

Solenidades

15/08 – Missa Solene de Senhor do Bonfim

16/08 – Missa e Coroação de N. Senhora da Conceição

17/08 – Missa para os romeiros

Destaques

06/08 – Transfiguração do Senhor

12/08 – Dia da família

13/08 – Dia da Criança e da Juventude

14/08 – Vigília do Senhor do Bonfim

Abertura solene da Romaria 2007

Dia do Peregrino

Caminhada Penitencial às 5h da manhã, nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto.