Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Começou na tarde desta sexta-feira, dia 19, a instalação do avião AT-26 Xavante, doado pela Força Aérea Brasileira a Porto Nacional. Com este monumento Porto mais uma vez se destaca entre as demais cidades do País. É que Porto está entre as dez cidades brasileiras prestigiadas com um avião deste modelo.

A aeronave de combate e treinamento está sendo instalada na Praça Dr. Euvaldo Tomaz de Sousa, no setor Umuarama. A aeronáutica destinou uma equipe de seis militares para fazer a montagem do avião, que chegou a Porto Nacional em dezembro de 2007, desmontado em um caminhão. De acordo com o sargento Tadeu Mendes, do Parque Material da Aeronáutica do Recife- PE, a equipe levará uma semana para finalizar a instalação, já que a aeronave ficará erguida à altura de 3 metros sobre uma coluna de cimento.

O prefeito Paulo Mourão (PT) acompanhou a chegada da aeronave à Praça Umuarama. Segundo ele, será construído um monumento na praça em homenagem a todos os aviadores de Porto Nacional, em especial ao comandante Elvecino Barros.

A aeronave, fabricada na década de 60 mede 10 metros e 80 centímetros, tanto de comprimento como de largura e chega a suportar até cinco toneladas. Este tipo de aeronave ainda está em operação pelo GAV, Grupo de Aviação sendo utilizada no treinamento para pilotos de caça da aviação.

A chegada da aeronave atraiu muitos curiosos. O operador de caldeira Alessandro Neres de Oliveira ficou maravilhado com a aeronave. “É magnífico, um objeto turístico. Nunca imaginei ver um avião assim de perto, estou até emocionado, é muito bonito”, declarou.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa