Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araujo

Foto: Esequias Araujo

O governo estadual deve encaminhar nos próximos dias à Assembléia Legislativa, o projeto de lei que prevê reajuste de 8%, para servidores do Poder Executivo Estadual. Se aprovado, o reajuste vai vigorar a partir do dia 1º de outubro de 2008. O percentual concedido é superior ao índice da inflação (INPC), no período de outubro de 2007 a setembro de 2008, previsto pelo IBGE.

O acordo que propiciou a revisão geral da remuneração dos servidores aconteceu em reunião entre a secretária da administração, Sandra Cristina Gondim, o secretário do Planejamento, José Augusto Pires Paula e a secretária – chefe da Casa Civil, Mary Marques de Lima e sindicatos representando diversas categorias.

Serão beneficiados mais de 30 mil servidores públicos efetivos ativos; inativos e pensionistas (aqueles que mantêm direito à paridade com servidores ativos) da Administração Direta e Indireta do poder Executivo.

A secretária da administração, Sandra Cristina Gondim explicou que a negociação é um fato inédito no Tocantins. “Pela primeira vez, o governo estadual senta com representantes trabalhistas e de forma respeitosa chegam a um acordo”, disse, acrescentando que o fato foi possível graças a atuação contínua do governo.

Sandra ressaltou que a negociação é fruto da Lei 1850/07, que o governo estadual editou no ano passado, fixando a Data - Base para revisão geral da remuneração dos servidores públicos do Poder Executivo.