O número de queixas contra os bancos aumentou 5,66% no mês passado, frente a agosto, revela o "Ranking de Instituições mais Reclamadas", divulgado pelo Banco Central ontem, quarta-feira, 15. Novamente, o atendimento liderou as reclamações.
Considerando as dez instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 3.287 casos em setembro, contra 3.111 um mês antes.
HSBC lidera
No oitavo mês deste ano, a liderança do ranking ficou com o HSBC, cujo índice de reclamações foi de 6,07 a cada 100 mil pessoas. Na seqüência, vieram IBI, Nossa Caixa, Bradesco e Unibanco. As principais reclamações foram quanto ao atendimento e o fornecimento de documentos.
BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.
Da redação com informações InfoMoney e Banco Central