Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Os interessados em obter o certificado para os ensinos fundamental ou médio devem ficar atentos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) está com as inscrições abertas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2008. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pela Internet ou nas agências dos Correios, até o dia 31 de outubro. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro nos municípios que aderiram ao exame e será organizada pela Consulplan.

A adesão ao Encceja é feita pelas secretarias de educação de estados e municípios e é voluntária. Para 2008, a expectativa é que mais de um milhão de pessoas façam o exame. Caso o participante queira fazer a prova, mas o município onde mora não tiver aderido ao exame, ele poderá se inscrever para fazer a prova no município mais próximo onde ela for aplicada.

O exame tem como objetivo avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade própria. O participante faz quatro provas e, atingindo a pontuação mínima exigida, é aprovado e certificado na proficiência da etapa de ensino na qual se inscreveu (fundamental ou médio). A idade mínima exigida para o candidato é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o médio.

Pela primeira vez, os interessados poderão se inscrever diretamente na página do Inep, no endereço http://encceja.inep.gov.br/inscricao . Ao clicar na página, o interessado deverá entrar com o nome de usuário e senha. Se o estudante tiver participado nas edições anteriores, os dados serão os mesmos. Se no ano de 2008 for a primeira vez que o candidato participa do exame, é necessário se cadastrar. Preenchendo as informações solicitadas logo em seguida, o participante realiza a inscrição e tem a opção de escolher a prova que fará. Para saber o passo a passo da inscrição, o candidato pode fazer o download do Manual 2008.

Os interessados poderão se inscrever para todas as áreas de cada etapa ou para apenas uma das áreas avaliadas e, dessa forma, obterem aprovação em cada prova separadamente. No nível fundamental, as disciplinas compreendem as seguintes áreas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia; Matemática; Ciências Naturais. No ensino médio, as provas compreendem as seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

Fonte: Consulplan

Tags: Encceja, Geral, Inep, MEC