Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A elaboração de estratégia de controle e combate ao desmatamento da Amazônia Legal foi tema de discussão no encontro entre o diretor do departamento de Políticas de Controle do Desmatamento Amazônico do MMA - Ministério do Meio Ambiente, Mauro Pires, com representantes do poder público do Estado do Tocantins, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Cipama, Defesa Civil e Ministério Público Estadual.

O encontro, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 20, na sede do Naturatins e segue na manhã de terça-feira, 21, às 8h, na Seplan - Secretaria de Planejamento tem como objetivo propor ações compartilhadas entre o poder público para a elaboração de um plano Estadual de combate a desmatamento.

Segundo Mauro Pires, a contribuição do Ministério do Meio Ambiente no plano será o acompanhamento direto nas ações executadas pelo Estado, no cumprimento metas estabelecidas.

Neste primeiro encontro os participantes discutiram as situações atuais do Estado, com relação ao desmatamento, ressaltando uma das situações mais preocupantes do Tocantins, as queimadas, que neste mês de outubro já chegam a 5.012 focos, ocupando o 3º lugar no ranking nacional.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares, destacou a importância do apoio do MMA, uma vez que o Tocantins é um dos poucos estados contemplados com ações de desenvolvimento sustentável.

Amazônia Legal

A Amazônia Legal engloba nove Estados Brasileiros, sendo o Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Estado do Maranhão.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Naturatins