Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Paulo Fernandes/Primazia

Comerciários, comerciantes e representantes da CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas – estiveram na frente do prédio da Prefeitura, na manhã desta quinta-feira, 23, para protestarem contra a Asfag, a feira de Goiânia que, periodicamente, comercializa seus produtos em Gurupi.

A paralisação foi pacífica e teve início às 8 horas. O objetivo foi pedir o apoio ao poder público municipal para acabar com a concorrência que, muitos julgam desleal pelo fato da associação goianiense não pagar impostos em Gurupi.

Os manifestantes, que estavam no local, reclamaram que a Asfag só vem para Gurupi no período das datas de pagamento dos setores público e privado e que chegam a faturar mais de R$ 300 mil, dinheiro que deixa de circular na economia do Município.

O presidente da CDL, Domingos Tavares, disse que o movimento não foi uma iniciativa da entidade. Porém ele apóia a atitude dos lojistas. "Com o enfraquecimento do comércio, devido à concorrência da Asfag, este ano teremos uma diminuição no número de empregos temporários, para o período de Natal", declarou.

O desemprego é outro ponto que preocupa os comerciários. Muitos funcionários de lojas estavam no local para reivindicar o apoio da Prefeitura. Devido à queda no número de vendas, alguns estabelecimentos já começaram a demitir seus empregados .

O prefeito Alexandre Abdalla recebeu os manifestantes e se mostrou favorável no apoio aos comerciantes. Segundo ele, somente a Prefeitura não consegue solucionar este problema.

"É preciso o apoio do Ministério Público e dos lojistas para podermos resolver esta questão, pois eles [Asfag] estão muito bem organizados. Mas para que isso aconteça é preciso que este tipo de manifestação ocorra mais vezes", ressaltou. Ainda de acordo com Abdalla, a Prefeitura pretende buscar formas para que os comerciantes locais possam vender seus produtos mais baratos, mas não declarou se seria por meio de isenção fiscal ou por outras formas.

Às 9 horas os manifestantes seguiram para a Avenida Goiás onde vários carros, motos, pessoas a pé e um carro de som, seguiram em carreata por toda a área comercial. Muitos carregavam cartazes e faixas que protestavam contra a atuação da Asfag em Gurupi.

 

Fonte: Assessoria de imprensa CDL/Gurupi