Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Outubro é mês de luta contra a obesidade e o dia 11 é o Dia Internacional da Obesidade e o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade que objetiva estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis.

Para marcar este mês de luta contra a obesidade, um grupo de médicos de Palmas vai promover uma caminhada educativa pela saúde neste sábado, 25 de outubro, no Parque Cesamar, com pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica (redução do estômago), perderam muitos quilos e estão mudando de vida e de hábitos.

A caminhada está marcada para começar às 8 horas da manhã e a participação é livre para pacientes e seus familiares e também para pessoas que ainda vão fazer a cirurgia. "O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o problema da obesidade e a importância de se mudar de hábitos, optando pelas atividades físicas, por exemplo", explica o cirurgião José Augusto Campos.

As atividades terão início com aquecimento e alongamento sob a instrução de professores de Educação Física da Academia Personal. Após a caminhada, o grupo fará uma parada para descansar, tomar água e receber um kit com frutas e sucos naturais. Está prevista a participação de 200 pessoas. O evento tem apoio das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

Após esse "pit stop", os participantes contarão com uma série de atividades e serviços a sua disposição em tendas, como exercícios, orientação de nutricionistas e médicos, aferição da pressão arterial e teste de glicemia feita por farmacêuticos do Grupo Unicom.

1 bilhão de obesos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo por acometer 1 bilhão de pessoas. Além disso, ela é um fator de risco para o diabetes. Segundo dado divulgado no site da Sociedade Brasileira de Diabetes, 80% das pessoas que têm diabetes são obesas.

As inscrições poderão ser feitas pelo telefone 3228-6012 ou pelo e-mail gastrocentro@uol.com.br. Os primeiros 100 inscritos ganharão uma camiseta comemorativa do evento.

Abaixo, texto da Lei que instituiu o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

LEI Nº 11.721, DE 23 JUNHO DE 2008

Institui o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado anualmente no dia 11 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 23 de junho de 2008; 187º da Independência e 120º da República

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

 

Da redação com informações assessoria de imprensa