Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) analisou as últimas informações do TSE coletadas em 27 de outubro de 2008, após a conclusão das apurações do segundo turno, de 5.558 municípios que elegerem um(a) novo(a) prefeito(a). Cinco municípios ainda enfrentam problemas na definição dos gestores eleitos. Entre outras informações, o PMDB é o partido com maior projeção nacional, com 22% ou 12 milhões de votos dos prefeitos eleitos. O PT foi o segundo partido mais votado nestas eleições, obtendo 15,2% ou 8,5 milhões de votos válidos.

Essa também foi a maior taxa de sucesso da reeleição desde 2000, ano em que houve a primeira reeleição para prefeitos. Destes 3.435 candidatos, 1.168 não se reelegeram. Conforme a Confederação Nacional de Municípios havia divulgado em estudo anterior, o percentual de sucesso na reeleição dos prefeitos com os resultados do primeiro turno foi de 66%. Após apurado o segundo turno essa proporção se manteve.

Entre os partidos mais tradicionais, o PTB fez 414 prefeitos, o PDT fez 347, o PR fez 382 e o PSB ficou com 311. Já entre os menores, o PPS fez 130 prefeitos e o PV conseguiu eleger 76 prefeitos. O PMDB, PT, PSDB, DEM obtiveram mais de 50% do total de votos válidos nestas eleições. Outra informação do estudo anexo é que alguns partidos de extrema esquerda como PCO, PSTU, PCB e PSOL não obtiveram êxito em nenhuma cidade.

Para a próxima legislatura 40,77% dos prefeitos estarão à frente de suas cidades pela 2º vez, indicando que suas primeiras administrações foram aceitas pelas suas comunidades. O total de prefeitos em primeiro mandato na legislatura seguinte será de 3.292.

 

Fonte: Assessoria de imprensa CNM