Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Luciano Ribeiro/Secom

O caráter municipalista da sua gestão e as conseqüências da crise financeira mundial sobre os municípios foram assuntos abordados pelo governador Marcelo Miranda, durante a abertura do seminário Novos Gestores – Um pacto pela qualidade de gestão, organizado pela CNM – Confederação Nacional de Municípios, em parceria com a ATM – Associação Tocantinense de Municípios, na manhã desta terça-feira, 28, em Palmas.

Marcelo Miranda destacou que os novos gestores municipais enfrentarão mais um desafio, com o novo panorama econômico estabelecido pela crise financeira internacional, que pode reduzir o valor do repasse do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. “Esta crise é um alerta para todos os segmentos. Os novos gestores vão precisar saber onde estão pisando. A possibilidade de redução no FPM, por conta dessa crise, precisa ser discutida entre os prefeitos”, afirmou.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziukoski, que proferiu palestra sobre as lutas e conquistas dos municípios, os novos gestores terão desafios preocupantes. “Essa crise mundial deverá se abater sobre a gestão dos municípios. Se a União arrecadar menos, por conta da crise, o repasse do FPM poderá sofrer redução também. Sabemos que os municípios têm despesas fixas, como pagamento de funcionários, que não pode ser remanejada, mas precisamos ser otimistas e atuar em novas práticas, para aumentar a arrecadação dos municípios”, disse. Ziukoski é ex-prefeito da cidade de Mariana (RS).

O presidente da ATM, José Wached Neto, disse esperar que o seminário tenha um bom aproveitamento pelos gestores, eleitos e reeleitos. “Muitos prefeitos foram reeleitos e já têm um conhecimento sobre a administração pública, e outros foram eleitos pela primeira vez, mas o que queremos com esse encontro é que, quando eles tomem posse no dia 1º de janeiro, possam desenvolver um bom trabalho, nas prefeituras”, contou.

O seminário Novos Gestores – Um pacto pela qualidade de gestão acontece nesta terça-feira, 28 e quarta-feira, 29, no auditório da ATM, na avenida Teotônio Segurado.

 

Fonte: Secom