Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Sessão Solene pela criação do Tocantins no Congresso Nacional Sessão Solene pela criação do Tocantins no Congresso Nacional

Em discurso proferido durante a Sessão Solene em homenagem aos 20 anos de criação do Estado do Tocantins, o deputado federal Moisés Avelino (PMDB-TO), enalteceu a evolução e as potencialidades do Estado, classificado por ele como um “eixo de desenvolvimento”. Em seu pronunciamento Avelino enfatizou ainda, a persistência histórica e a capacidade de trabalho dos tocantinenses, contra a desilusão e o sentimento de abandono da época.

Ao contextualizar o momento em que se deu a criação do Estado, Moisés Avelino lembrou de apoios importantes, como o do então Presidente da Constituinte, Ulisses Guimarães, ao declarar: “queremos o Estado do Tocantins, pois a proposta é justa”; o Relator, Bernardo Cabral, ao justificar: “dos projetos que tramitam na Constituinte, relacionados à criação de Estados, o único que tem recebido a unanimidade de todos os segmentos sociais é exatamente o Tocantins”, e até o então Líder do PMDB no Senado, Fernando Henrique Cardoso, que de acordo com suas palavras, o novo Estado atendia aos requisitos básicos para a sua efetivação: “vontade da população de criá-lo e a existência de recursos econômicos para mantê-lo”.

Eduardo Gomes

Eduardo Gomes destacou a atuação de um personagem que considera central para a criação de Tocantins: o ex-deputado José Wilson Siqueira Campos, que foi constituinte e tornou-se o primeiro governador do estado em 1989, além de tê-lo governado outras duas vezes. Siqueira Campos foi autor do projeto de lei de criação na nova unidade da federação, apresentado em 1985, que acabou gerando a emenda aprovada. "Não é possível esquecer a greve de fome, no plenário, do então deputado Siqueira Campos, para incluir o debate da criação de Tocantins na Comissão de Sistematização da Constituinte. Isso está registrado em fatos, fotos, verdades e na vida e no dia-a-dia de cada tocantinense", lembrou.

João Oliveira

O deputado João Oliveira (DEM-TO) relembrou a luta pela autonomia da região, a partir do século 17, que foi defendida até mesmo pelo padre Antônio Vieira, em razão dos vínculos com Maranhão e Pará, em vez de à província de Goiás. Um governo autônomo chegou a ser proclamado durante o período colonial, e houve projetos para sua emancipação em todas as fases da vida política brasileira, do Império à Nova República. João Oliveira relembrou também que, em 1987, uma emenda popular assinada por mais de 100 mil pessoas foi entregue aos constituintes em defesa da criação do novo estado.

 

Da redação com informações Agência Câmara e Assessoria de Imprensa dep. Moisés Avelino