Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Na próxima sexta-feira, dia 14 de Novembro de 2008, o Instituto Ecológica (IE) juntamente com a Embaixada do Japão inauguram o Centro de Capacitação e Treinamento do IE, no município de Pium-TO. O evento contará com a presença do Ministro da Embaixada do Japão, Tatsui Arai, sua comitiva e de autoridades do Estado do Tocantins.

A parceria entre o Instituto e o governo Japonês foi iniciada em março deste ano, através de um convênio para a reforma do referido centro para benefício de comunidades locais. O Centro foi reformado com o objetivo de ser um espaço para atender e oferecer programas de capacitação para comunidades localizadas no entorno da APA/Ilha do Bananal Cantão e de ser um local para treinamentos que envolvam temas como desenvolvimento sustentável, geração de renda e mudanças climáticas.

O espaço físico do Centro foi estruturado com uma sala de informática onde serão oferecidos programas de inclusão digital, um ateliê para cursos de corte e costura, uma cozinha semi-industrial e uma biblioteca.

ONG

O Instituto Ecológica é uma Ong que atua na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas através de atividades de pesquisa científica, conservação, preservação do meio ambiente e apoio ao desenvolvimento sustentável de comunidades locais.

Atualmente o Instituto é responsável pela implementação de projetos e ações ligadas às mudanças climáticas, pesquisas com ciclos e seqüestro de carbono, biodiversidade, programas de treinamentos em comunidades, geração de renda, fontes de energias

renováveis e programas de conservação ambiental. A sede do IE está localizada em Palmas no Tocantins, tendo ainda escritórios de representação do grupo Ecológica em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Ecológica