Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Temporada de chuva ainda não se intensificou e caixa do rio já está cheia

Temporada de chuva ainda não se intensificou e caixa do rio já está cheia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Temporada de chuva ainda não se intensificou e caixa do rio já está cheia Temporada de chuva ainda não se intensificou e caixa do rio já está cheia

O nível da água do rio Tocantins permanece acima do leito normal em Imperatriz, situação que começa a preocupar os moradores ribeirinhos. A elevação ocorreu há cerca de uma semana e permanece estável.

Muitos moradores da área ainda não começaram a se preparar para deixar o local, mas sabem que, caso as chuvas que caem na região onde ficam as cabeceiras do rio continuem, isso não deverá demorar a acontecer.

O medo de desalojamento não é unanimidade. Há pessoas que não acreditam que o rio passará dos atuais dois metros acima do leito normal. O morador da área ribeirinha Valdenir Alves, dono de um barco que faz linha para municípios próximos a Imperatriz, assegurou que não teme o transbordamento do Tocantins.

No Porto das Balsas - local de onde saem as embarcações de Imperatriz para cidades vizinhas - a enchente ainda não preocupa. Funcionários da empresa Pipes, responsável pela travessia no rio Tocantins, disseram que as águas ainda terão que se elevarem muito para forçar a mudança de local de atracagem para o cais do porto.

O Estado do Maranhão