Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho
  • Rezende discursa representando o grupo da oposição
  • Ivory discursa representando os governistas do paço
  • Militância do PT marcou presença
  • Grande praça do Espaço Cultural momentos antes da posse
  • Cantor Dorivan apresentou uma canção homenagem à Taquaruçu, base eleitoral do vereador Vanderlei Barbosa
  • Foto - Esequias Araújo
  • Foto - Esequias Araújo
  • Foto - Esequias Araújo

O então prefeito em exercício de Palmas, Derval de Paiva (PMDB), passou a faixa para o petista Raul Filho no início da noite desta quinta-feira, 1º de janeiro. Raul Filho assume a direção do executivo da capital pela segunda vez após ter sido reeleito no pleito de outubro deste ano próximo passado, 2008.

A cerimônia foi marcada por discursos de conciliação entre o grupo ligado ao governador Marcelo Miranda (Aliança da Vitória) e as lideranças ligadas ao petista (Forca do Povo).

Após ser eleito presidente da Câmara de Vereadores de Palmas para o biênio 2009-2010, minutos antes, Vanderlei Barbosa (PSB), transformou a sessão extraordinária em sessão solene de posse do prefeito. Após a assinatura de posse, Raul e a vice-prefeita, Edna Agnolin (PDT), foram declarados empossados por Vanderlei Barbosa.

Oposição

Em nome da oposição discursou o vereador eleito pelo DEM, Fernando Rezende. Ele lembrou que a oposição terá a função de todo legislador; de fiscalizar e legislar. Rezende disse, entretanto, que, pelo histórico de Raul em defesa do povo, todos estarão sempre ao lado do prefeito para defender os interesses do povo, “conte comigo prefeito, conte com os vereadores eleitos”, arrematou.

Governista

Pela base de Raul Filho discursou o vereador reeleito, Ivory de Lira (PT). Ele disse que estava muito otimista com o país e com o Estado do Tocantins. Segundo Ivory, nos próximos três anos o Estado será o único do Brasil que terá os três sistemas de transporte (hidroviário, ferroviário e rodoviário) integrados.

Ivory ressaltou que, em função disto é importante a continuação da parceria entre governo federal, estadual e municipal. Sobre as ações na Câmara, ele ressaltou: “iremos em sintonia e independência continuar a apoiar os projetos de interesse do povo”, afirmou.

Derval de Paiva: “ói nóis aqui otra veis”

Antes de passar a faixa ao petista Raul Filho, Derval de Paiva disse que agora vai para a planície, “onde melhor sei fazer política”, disse. Segundo o peemedebista sua tarefa agora será a de pacificar a todos no período pós-eleitoral “porque este Estado merece”, afirmou.

No início de seu pronunciamento Derval chegou a ser interrompido pelos gritos roucos e repetidos de um popular que dizia “olha eu aqui outra vez”. Ele então se dirigiu ao governador e explicou que o popular estava lembrando uma passagem de um discurso seu, quando no dia 10/07/2008, na cerimônia de licenciamento do prefeito Raul Filho e transmissão do cargo para ele (Derval), feita no Paço Municipal, disse que, no dia do aniversário do governador subiria as escadas do Palácio Araguaia e diria a frase (clique aqui e confira a passagem na íntegra).

Raul Filho

Raul disse que se sente um homem ungido por Deus, “tem dado a mim mais do que eu mereço, tem dado a mim as condições de dirigir destinos, de concretizar sonhos e realizações. Eu tenho pedido muito a Deus e ele muito pouco tem pedido a mim. Tem pedido a mim principalmente justiça... Eu e as crianças desta cidade temos caminhado muito. E hoje, tocado pelo meu coração antes de definir o meu discurso escrito, eu me lembro de Deus e por compromisso com Deus muito deste novo governo que se inicia será feito em prol das crianças desta cidade”, afirmou.

Raul afirmou que as crianças tem que ter uma educação de qualidade e de tempo integral para que elas possam ter todo o tempo do dia, mais cidadania e mais dignidade. Segundo o prefeito a educação está muito longe do que é preciso chegar “e este ano nós vamos fazer uma grande ação nesta pasta. Eu creio que isto é um grande feito de um governo para as crianças”, disse.

O prefeito disse em seu discurso que a atual gestão está preparada para corrigir o que precisa ser corrigido e avançar com maior determinação no que estiver dando certo. “Estarei com uma equipe de governo voltada para a conjuntura atual”, afirmou. Segundo ele montar uma equipe sem fazer o “loteamento político fisiológico” é diagnóstico salutar para uma boa gestão. “Não por ser contra político”, afirmou. Raul disse que os secretários devem trabalhar voltados para o interesse público e não para o interesse deste ou daquele partido.

Ainda segundo o prefeito os secretários terão liberdade de ação dentro do planejamento estabelecido e a única palavra impossível em sua gestão será impossibilidade de burocracia.

Raul ainda disse que se for preciso acabar com os privilégios de poucos para fazer justiça à imensa maioria dos Palmenses “que ninguém duvide eu estarei ao lado da maioria”, ressaltou, dizendo que fará isto com a serenidade que lhe é peculiar mas com firmeza e buscando sempre os caminhos do diálogo e do convencimento mais “sem fugir à responsabilidade de resolver”.

Raul foi incisivo também ao evocar a responsabilidade de administrar Palmas voltada para o Tocantins e para o Brasil. “Não encontrarão eco neste prefeito os que quiserem acender rivalidade fora de lugar e de hora que militem contra os interesses dos Palmenses. Não permitiremos”, afirmou.

Relação com a Câmara

O prefeito agradeceu pela boa relação entre a Câmara e o executivo municipal na gestão passada “na pessoa deste extraordinário presidente Carlos Braga (PMDB) com quem mantivemos a mais perfeita relação institucional. Sobre o seu comando, nunca, em momento algum, se emperrou um projeto de autoria do executivo e de interesse da sociedade Palmense. Obrigado presidente, precisamos reconhecer de público o valor de um homem público que a sociedade tem dentro do parlamento municipal desta cidade”, elogiou.

Marcelo Miranda

Raul pediu a todos para que não temam em se aproximar do seu governo. Falando com exclusividade ao Conexão Tocantins sobre a presença do governador Marcelo Miranda em sua posse, disse que na verdade nunca houve um distanciamento com o governador, “o que houve foi um processo eleitoral em que ele fez uma opção e nós entendemos ser justa é uma escolha que o partido fez e tem que ser respeitada e o que importa agora é que, o que vale é a institucionalidade e nós quisemos construir isto e o governador sempre deu demonstração de democracia, exerceu esta democracia e certamente não fará distinção deste ou daquele partido”, arrematou.

Perfil do prefeito Raul Filho

Raul de Jesus Lustosa Filho , nasceu em Gilbués (PI) no dia 6 de novembro de 1959. Aos cinco meses de idade mudou-se com a família para a cidade de Araguaçu, antigo norte goiano, hoje Tocantins. É filho  de Raul de Jesus Lima (in memorian) e Maria Lustosa Lima. Seu pai, pioneiro de Araguaçu, foi vereador e prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos, além de ter colaborado na luta pela criação do Estado do Tocantins.

Raul Filho iniciou seus estudos em Araguaçu, onde fez o primeiro grau, em seguida transferiu-se para Goiânia, onde cursou o segundo grau nos colégios Carlos Chagas e Sena Ayres. Raul Filho é casado com a deputada estadual Solange Duailibe e pai de 4 filhos: Thiago, Raul Filho, Athena e Gêneve.

Em 1982 foi eleito prefeito de Araguaçu, aos 22 anos. Na área social implantou vários programas, sempre com envolvimento direto da comunidade. Sua aprovação como prefeito foi o suficiente para elegê-lo deputado estadual em 1988, junto com a criação do Estado. Como deputado constituinte, exerceu na Assembléia Legislativa o cargo de 1º vice-presidente, presidindo mais de 50% das sessões.

Como relator geral da constituição do Estado do Tocantins apresentou importantes emendas. Combateu da tribuna e na imprensa local as injustiças e a onda de intervenções municipais praticadas pelo governo da época, mesmo na condição de líder do governo na Assembléia Legislativa.

Em 1990 foi reeleito deputado estadual e liderou a bancada de oposição por quase três anos. Em 1994 foi mais uma vez reeleito e novamente teve atuação marcante na oposição. Em pleno mandato disputou a prefeitura de palmas, mas não obteve sucesso.

Em 2000 voltou a se candidatar prefeito da capital e perdeu a eleição por menos de 1,5% dos votos. O resultado do pleito foi questionado pelo povo e na justiça. Em 2003 deixou o PPS e filiou-se ao PT, para novamente concorrer à prefeitura de Palmas, através de uma aliança formada pelos partidos e lideranças da oposição.

Em 2004, após três disputas pelo executivo da Palmas, Raul Filho foi eleito prefeito municipal, assumindo a administração em 1º de janeiro de 2005. Seu governo inaugurou um Novo Tempo, marcado pela união das Forças Democráticas e Modernizadoras que seria o embrião para de Novo Tempo também da política tocantinenese em 2006. Em julho de 2008 licenciou-se do Executivo Municipal, para pleitear a reeleição para o quadriênio 2009-2012. Na oportunidade Raul disse que descia para a planície para disputar em igualdade de condições com os adversários, sem a utilização da máquina pública, sendo reeleito em 05 de outubro e empossado em 1º de janeiro de 2009.

 

Umberto Salvador Coelho

Atualizada às 21h:50 do dia 05-01-2009