Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luciene Lopes

Foto: Luciene Lopes

Na última segunda-feira, dia 06, 26 servidores do Detran iniciaram o curso de examinadores de trânsito. O curso, que conta com carga horária de 140 horas/aula se estende até o dia 20 de janeiro, período em que serão aplicadas disciplinas teóricas e práticas. O curso está sendo ministrado pelo Detran, em parceria com o Sest/Senat, nos períodos da manhã e a noite.

Os candidatos a examinadores terão acesso ao conteúdo de 10 disciplinas, como Legislação de Trânsito, Psicologia e Medicina do Trânsito, Noções de Engenharia do Trânsito, Técnicas de Avaliação, A linguagem e a comunicação do profissional examinador, A Ética e os processos e métodos de avaliação, Direção Defensiva, Meio Ambiente, Noções de Mecânica Básica e Primeiros Socorros.

O presidente do Detran/TO, Joaquim Balduíno, durante a abertura do evento, pediu empenho aos participantes enfatizando que o conteúdo será cobrado durante atuação de cada um. “Meu desejo é que vocês façam parte da equipe de examinadores do Detran”, ressaltou acrescentando que a meta do órgão é preparar cada vez melhor esses profissionais.

Ainda durante a abertura, Balduíno comunicou que até julho de 2009 serão aplicados as provas do Enit – Exame Nacional para Instrutores de Trânsito e Enet – Exame Nacional para Examinadores de Trânsito.

Aperfeiçoamento

Também acontece entre os dias 21 e 25 de janeiro o curso de aperfeiçoamento da equipe de examinadores de trânsito Detran/Tocantins. Os 40 servidores passarão pelas disciplinas: Legislação de Trânsito, Técnicas de Avaliação, A linguagem e a comunicação do profissional examinador, a Ética e os processos de avaliação e Valorização do Profissional Examinador. A carga horária do curso e de 50 horas/aula.

Fonte: Secom