Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O gerente do Núcleo do Procon de Palmas, Renato Tolentino Mendes, destacou os 50.123 atendimentos realizados em 2008 pelo órgão de defesa do consumidor e disse que somente nos primeiros 12 dias de 2009 foram contabilizados 1.418 atendimentos.

Para Renato, os números refletem um consumidor mais consciente. As ações desenvolvidas pelo Procon são em favor do consumidor e o incentiva sempre a defender os seus direitos. “O consumidor deve manter-se informado sobre os seus direitos que estão previstos no Código de Proteção e Defesa do Consumidor e assim, reclamarem sempre que for lesado neste direito”.

De acordo com o gerente, a Superintendência do Procon possui uma Diretoria de Educação para o Consumo e vem desenvolvendo constantes trabalhos voltados para a conscientização da população, através de palestras realizadas em escolas estaduais, municipais e faculdades; blitze educativas e distribuição de panfletos.

Ele explica também que são promovidas apresentações teatrais voltadas para a educação para o consumo, além das entrevistas concedidas para rádios e programas de televisão visando informar o consumidor. Os empresários também estão sendo beneficiados com palestras voltadas para os seus direitos e deveres, como fornecedores de produtos e serviços duráveis e não duráveis. O órgão conta com a parceria da imprensa, que é de fundamental importância para a orientação aos consumidores.

Renato ressaltou que o Procon está cumprindo sua principal missão, que é a de garantir os direitos do consumidor, orientar os fornecedores e otimizar as relações de consumo.

O consumidor deverá procurar o Procon sempre que tiver alguma dúvida ou suspeita de estar sendo prejudicado dentro de uma relação de consumo ou se desejar fazer uma denúncia. Ele lembrou que existem outras ferramentas como o site www.to.gov.br/procon , que no link “Tirar suas dúvidas”, apresenta 41 assuntos mais freqüentes com relação do consumo. Outra alternativa para obter informações dos seus direitos e deveres é o número 151, para consultas e denúncias.

Os horários de atendimento variam de núcleo para núcleo. O Posto de Atendimento de Taquaralto está funcionando em turno único, de 12h às 18h, e o Núcleo Regional de Palmas funciona de 7h30 às 18h.

Fonte: Secom