Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Iniciam no próximo dia 26 as inscrições para o 15º ciclo dos cursos da Rede Nacional de Educação à Distância, oferecidos pela Senasp - Secretaria Nacional de Segurança Pública. Os cursos são gratuitos e destinam-se a bombeiros, policiais civis e militares e demais profissionais de segurança pública de todo Brasil, visando o aprimoramento profissional e a qualidade dos serviços prestados.

Neste ciclo, são oferecidos 34 cursos, dos quais quatro são novos: Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis, Mediação de Conflitos, Planejamento Estratégico e Planejamento Orientado por Problemas. Os cursos são divididos em módulos e têm a duração máxima de cinco semanas para os de 40 horas e sete semanas para os de 60 horas. Os alunos dão o ritmo dos estudos, mas é recomendável que haja uma seqüência contínua, inclusive para a troca de experiência com os demais colegas da turma. O ideal é a dedicação de cerca de duas horas de estudo por dia.

Para facilitar o acesso, existem telecentros nos municípios de Palmas, Gurupi, Dianópolis, Tocantinópolis e, a partir de fevereiro, em Araguaína. Os telecentros possuem de 12 a 14 computadores e funcionam de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 12h e das 14h às 18h. No interior, os telecentros estão instalados nas delegacias regionais de polícia civil. Na Capital, os alunos devem se dirigir à quadra 103 Norte, AV LO-02, Lote 89.

As inscrições podem ser feitas até o dia dois de fevereiro, no próprio site de estudo: www.mj.gov.br/ead . São solicitadas informações pessoais e profissionais. É importante informar o e-mail corretamente, pois o login e a senha de acesso serão enviados por ele. Na primeira matrícula, o aluno poderá fazer apenas um curso. Após a sua conclusão, poderá se inscrever em dois cursos no próximo ciclo. A desistência sem justificativa impedirá a matrícula na próxima fase. Ao concluir o curso, o profissional receberá um certificado emitido pela Senasp e Academia Nacional de Polícia.

Cursos

Sistema de Comando de Incidentes, Segurança Pública sem Homofobia, Elaboração de Materiais para Educação a Distância, Licitações e Contratos Administrativos, Sistemas e Gestão em Segurança Pública, Português Instrumental, Redação Técnica, Polícia Comunitária, Identificação Veicular, Crimes Ambientais, Formação de Formadores, Atendimento Policial às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, Saúde ou doença: em qual lado você está?, Uso Progressivo da Força, Local do Crime: isolamento e preservação, Tráfico de Seres Humanos, Violência, Criminalidade e Prevenção, Direitos Humanos, Combate à Lavagem de Dinheiro, Uso das Informações na Gestão das Ações de Segurança Pública, Busca e Apreensão, Emergentista Pré-Hospitalar (EPH), Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial, Gerenciamento de Crise, Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos, Investigação criminal 1 e 2, Análise Criminal, Representação Facial Humana 1 e 2, Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis, Mediação de Conflitos, Planejamento Estratégico e Planejamento Orientado por Problemas.

Bolsa-Formação

Os profissionais com salário inferior a R$ 1,7 mil podem se inscrever no Projeto Bolsa-Formação, do Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Desde 2008, os soldados do Corpo de Bombeiros do Tocantins matriculados em algum dos cursos recebem bolsas no valor de 400 reais.

Educação à distância

A Rede Nacional de Educação a Distância foi criada pela Senasp em 2005, com o objetivo de viabilizar o acesso dos profissionais de segurança pública aos processos de aprendizagem, independentemente das limitações geográficas e sociais existentes. A proposta do Governo Federal é estabelecer uma política onde os processos de aprendizagem serão contínuos, sistêmicos e não excludentes.

Telecentro em Palmas

Endereço: 103 Norte, AV LO-02, Lote 89, térreo da Igreja Luz para os Povos (próximo a Mitsubishi e Igreja São Judas Tadeu)

E-mail: telecentro-to1@hotmail.com

Telefone: (63) 3218-6817

Atendimento: 8h às 12h e das 14h às 18h (segunda a sexta-feira)

Gestor de EAD/Tocantins

Abizair Antônio Paniago – Delegado de Classe Especial

Secretaria de Segurança Pública

abizair@pop.com.br

(63) 3218-1850

Informações e inscrições: www.mj.gov.br/ead

 

Fonte: Ascom Corpo de Bombeiros Militar