Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Conselho Municipal de Cultura se reuniu nesta quinta-feira, 22, para definir a programação do Theatro Fernanda Montenegro para o primeiro semestre de 2009.

Foram cerca de 30 (trinta) projetos apresentados segundo o previsto no Edital de Uso do local, 57% a mais que no semestre passado. Espetáculos nacionais como a Cabra, com José Wilker; Auto dos Angicos, com Marcos Palmeiras e Adriana Esteves; Enfim, Nós, com Fernanda Rodrigues e Bruno Mazzeo; Adamastor é 10, com Adamastor Pitaco, além de produções locais como Dois idiotas sentados cada no seu barril, do Grupo Chama Viva; Terra dos Solos, de Nilo Alves e Manifesto III, do Grupo Pilares de Dança, são algumas das propostas selecionadas pelo CMC, que inclui ainda espetáculos de Goiânia, Cuiabá, São Paulo, Rio de janeiro, dentre outras cidades.

Os projetos agora seguem para a Fundação Cultural, que tem a responsabilidade de definir a agenda e homologar a decisão do Conselho. A presidente do Conselho Municipal de Cultura, professora Kátia Maia Flores, chama a atenção para o crescente aumento na demanda de uso do teatro através do edital, fato que vem possibilitando cada vez mais o interesse de artistas e produtores em incluir Palmas no circuito nacional de espetáculos, ao mesmo tempo em que favorece o planejamento das produções locais. "Ganha com isso a comunidade que passa a ter mais entretenimento, conhecimento e cultura", afirma Kátia Maia.

Na mesma reunião, o Conselho Municipal de Cultura tratou das questões relacionadas às eleições para a escolha dos novos conselheiros de cultura representantes das câmaras setoriais; alterações no regimento interno e a realização de um novo cadastro de artistas, produtores e agentes culturais.

O CMC volta a se reunir na próxima quinta-feira, dia 29, a partir das 15h, na sala 05 do Centro de Criatividade no Espaço Cultural.

Fonte: Ascop