Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A diretoria e presidente do Sebrae no Tocantins tomarão posse nesta terça-feira, 27, em cerimônia no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Palmas, às 19h30. Na ocasião, assumem seus cargos o empresário e também presidente da Federação do Comércio do Tocantins, eleito para a presidência do Conselho Deliberativo Estadual, Hugo de Carvalho; e os diretores reeleitos Paulo Massuia, diretor-superintendente; Mila Jaber, diretora técnica; e João Costa, diretor de administração e finanças.

Hugo de Carvalho

Hugo de Carvalho nasceu em Minas Gerais e escolheu o então Norte Goiano (hoje região Norte do Estado do Tocantins) para desenvolver suas atividades comerciais no ramo de bebidas e gêneros alimentícios. Fixou-se em Araguaína, e de lá acompanhou as mudanças e transformações da região em o mais novo Estado Brasileiro. Ainda preside os três Conselhos do Sistema Fecomércio Sesc/Senac onde atua na deliberação de projetos que fazem do Sistema referência no cumprimento das funções da instituição. Como novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae pretende imprimir seu jeito de administrar, aproximando mais a entidade do setor comercial, dos empresários dos micro e pequenos negócios e implementar projetos e programas que venham a estimular e incentivar os diversos setores da economia.

Paulo Massuia

O diretor-superintendente é natural de Votuporanga (SP) e reside no Tocantins desde março de 1986. É Engenheiro Agrônomo e Economista e possui ainda pós-graduação em Administração e Estratégia Empresarial (CEULP/Ulbra), MBA em Administração de Empresas e Desenvolvimento de Executivos (USP) e MBA em Administração Pública (USP). Sua carreira profissional começou no Banco do Brasil em 1988 onde atuou em várias funções como assistente, assessor, analista pleno, gerente de negócios, gerente de núcleo, gerente de mercado e educador corporativo. Foi professor universitário, tutor universitário da Aiec e conselheiro do Sebrae, representando o Banco do Brasil, de janeiro/1994 a janeiro/2005. Atuou como diretor-superintendente do Sebrae/TO no biênio 2007/2008.

Mila Jaber

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com especializações em Cultura da Imagem, Educação Coorporativa (UFRJ) e em Políticas Participativas do Lazer para Indústria (UFMG), além de MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Maria Emilia Mendonça P. Jaber atuou como assessora de Assuntos Estratégicos da Presidência da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), foi coordenadora e gerente executiva do Sesi Tocantins e diretora Operacional Sesi/Senai Tocantins. Desenvolveu e coordenou projetos importantes como “Projeto Segundo Tempo - Inclusão Social com foco na Responsabilidade Social”, o Projeto Ação Global Nacional e o Projeto SESI Bonecos do Brasil e do mundo, no Tocantins. Atuou como diretora técnica do Sebrae/TO no biênio 2007/2008.

João Costa

Advogado desde 1976, com especializações em Direito Público e Privado, Agrário, Constitucional e Administrativo. João Costa foi por 4 anos Delegado do Ibama em Goiás e Delegado do Ministério de Minas e Energia em Goiás também por 4 anos. Foi assessor especial do Governo do Estado e consultor jurídico da Controladoria Geral do Estado do Tocantins. Já foi chefe de gabinete da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás e Tocantins, onde também atuou como consultor jurídico. Foi gerente do Banco do Brasil (BB) em Araguaína por 4 anos, sendo responsável pela implantação da instituição naquela cidade. Atuou como diretor Administrativo Financeiro do Sebrae nos últimos 4 anos.

Fonte: Assessoria de imprensa do Sebrae