Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os prefeitos tocantinenses viajam nesta segunda-feira, 09, para Brasília, onde terão encontro com ministros para discutir, entre outros assuntos, a questão do FPM e da dívida dos municípios com o INSS. Uma equipe técnica da Secretaria de Governo (Segov), composta por cinco servidores, integra a caravana para dar suporte aos prefeitos.

O encontro dos chefes de executivos municipais ocorrerá nestas terça e quarta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal e foi convocado pelo presidente Lula.

O deputado federal Moisés Avelino PMDB-TO considera oportuno o momento, para o encontro com os prefeitos eleitos e reeleitos e pretende participar ativamente dos trabalhos acompanhando de perto os tocantinenses. O parlamentar vai colocar seu gabinete à disposição dos administradores municipais.

Avelino espera que os prefeitos tocantinenses compareçam em massa, para expor os problemas municipais e buscar assim as soluções, em conversas diretas com os ministros e políticos. O deputado entende que é preciso estar mais atento aos municípios e suas necessidades, "porque é lá que vive a maior parcela do povo brasileiro", afirmou.

Raul Filho

O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) e o presidente Estadual do PT, Donizeti Nogueira, Secretário de Orçamento Participativo da prefeitura da capital, tem na agenda visitações aos Ministérios da Ciência e Tecnologia, da Fazenda (SERPRO), da Saúde, do Desenvolvimento Social, da Integração, Desenvolvimento Agrário, das Cidades e do Meio Ambiente. Devem acompanhar o prefeito nas reuniões, a primeira dama de Palmas, deputada Solange Duailibe; o secretário de Finanças, Adjair de Lima e o secretário de Educação, Danilo de Melo Souza.

Raul também tratará dos recursos do PAC e no Congresso Nacional do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). "Nós iremos pleitear este desbloqueio de recursos do PAC e também continuaremos na nossa empreitada para que seja revisto o valor repassado a Palmas pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM)", explicou.

 

Umberto Salvador Coelho

 Atualizada às 18h06min e às 21h06min