Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado estadual Paulo Roberto (DEM-TO) voltou a criticar nesta terça-feira, 10, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, a falta de retorno tributário das usinas hidrelétricas construídas no Estado do Tocantins.

Segundo Paulo Roberto, que participou na semana passada da inauguração da UHE São Salvador, no município de São Salvador, a obra não vai trazer beneficio algum para o Estado.

Paulo Roberto fez questão de frisar que não é contra a construção das UHE’s e sim contra o imposto ser gerado na ponta onde é consumido, ao invés de onde é produzido. O deputado afirmou que se o imposto fosse revertido para o Tocantins “a região seria uma Suiça”. Ele alertou os colegas deputados para a importância da reforma tributária.

ICMS sobre combustíveis

O deputado José Geraldo (PTB-TO) lembrou que os estados produtores de petróleo também defendem o retorno do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a fonte da produção.

Entretanto, para o petebista, é preciso fazer um estudo detalhado sobre o assunto. Segundo ele, a maior parte da receita de ICMS do Tocantins vem do imposto gerado pelo consumo de combustíveis.

Para o deputado é preciso fazer um levantamento para ver a melhor viabilidade para o Estado. Ele disse que apóia o colega Democrata no debate sobre o tema e que só é contra o aumento de impostos.

 

(Umberto Salvador Coelho)