Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araujo

Aproximadamente 50 prefeitos e secretários de Assistência Social do Tocantins compareceram à abertura do Encontro de Gestores Municipais do Tocantins, na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, em Palmas. O evento acontece até esta terça-feira, 17, no mesmo local.

O evento, promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, pretende discutir com os prefeitos políticas estaduais e federais para a área social, orientá-los sobre ações de proteção social e segurança alimentar, bem como as discussões para implantação do Suas – Sistema Único de Assistência Social.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam o governador Marcelo Miranda e a primeira-dama do Estado, Dulce Miranda, a secretária nacional de Assistência Social, Ana Lígia Gomes, a secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Valquíria Moreira Rezende, o presidente do TCE – Tribunal de Contas do Estado, Severiano Costandrade Aguiar, além de deputados estaduais, federais e outras autoridades.

O governador Marcelo Miranda, em seu discurso, falou dos números positivos alcançados pelo Tocantins nos últimos anos, nas áreas da economia, agricultura e assistência social. “Toda vez que um empresário demonstra interesse em investir no nosso Estado, fazemos com que esses investimentos tenham o maior alcance social possível”, afirmou. Marcelo Miranda ressaltou em seu discurso a importância das parcerias com o governo federal e destacou a relevância do Trabalho do TCE, junto com os demais poderes constituídos, para orientar os prefeitos na utilização dos recursos.

A secretária nacional de Assistência Social, Ana Lígia Gomes, explicou que os prefeitos que souberem buscar os projetos e ter informações sobre os editais, recursos e transferências do governo federal, não precisarão buscar recursos no exterior. “Este encontro é um momento de discussão de propostas, de ações que continuarão nas políticas de governo e outras que serão ampliadas. Com o Suas, vamos romper cada vez mais o paradigma de que a população tem direito a proteção social por direito, e não por favor”, disse a secretária.

Para a secretária Valquíria Rezende, o objetivo principal do encontro é orientar e informar os prefeitos e gestores municipais, através de palestras, sobre como solicitar e utilizar os recursos para ações na área social, de modo coerente e transparente. “Estas ações devem trazer uma modificação da realidade das comunidades mais pobres, para que as pessoas possam ter dignidade cada vez mais e ampliarem sua condição de vida”, afirmou.

Suas

O SUAS é uma rede de ações, programas e projetos destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social ou que passam por algum risco social. Faz parte do sistema os CRAS - Centros de Referência da Assistência Social, que atendem à comunidade com orientações de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

Além disso, o SUAS define e organiza os elementos imprescindíveis à execução da política pública de assistência social, possibilitando a melhoria dos serviços, qualidade no atendimento aos usuários, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede prestadora de serviços assistenciais.

 

Fonte: Secom