O Tocantins foi escolhido para sediar o primeiro curso itinerante do DPDC - Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, com o tema “Telecomunicações”. O evento teve início na manhã desta quarta-feira, 4, no Hotel Vitória, em Palmas, e contou com a presença de quase 100 pessoas.
Participaram da solenidade de abertura do curso, a subsecretária da Cidadania e Justiça, Dulce Mª de Palma Pimenta Furlan, representando o secretário da Cidadania e Justiça, Télio Leão Ayres; a superintendente do Procon/TO, Luciene Dantas; a assessora da Presidência da Anatel, Letícia Seabra; a delegada do Consumidor, Maria de Fátima Molanda; servidores dos núcleos do Procon do Tocantins, da Anatel, da Defensoria Pública, da Delegacia do Consumidor, e ainda, servidores do Procon do Acre, Amapá e Paraíba.
A superintendente do Procon do Tocantins, Luciene Dantas, disse que o órgão sempre ministra cursos para voltados para a defesa do consumidor e agora o Procon está inovando com curso que tratam de assuntos específicos. “Nenhuma corrente é mais forte que a Defesa do Consumidor”, concluiu Luciene, na abertura do evento.
A coordenadora geral de Supervisão e Controle do DPDC, Laura Schertel, iniciou o ciclo de palestras. “O estado do Tocantins e o assunto Telecomunicações foram escolhidos em razão da demanda registrada na região e, para garantirmos a eficácia do curso, a Anatel está sendo parceira no evento”, disse Laura.
Segundo Laura Schertel, o Brasil já possui mais de 193.200 milhões de aparelhos celulares e essa massificação não pode influenciar na qualidade do atendimento ao consumidor. “O nosso desafio é conseguir um auto grau de acesso a esses serviços, mas acima de tudo, com qualidade. Para que isso aconteça, é preciso que os órgãos da Defesa do Consumidor atuem de forma coordenada com os 600 Procons que já existem no país”, relatou Laura.
No período da tarde, o curso será ministrado por técnicos da Anatel e contará com a presença do presidente do DPDC, Ricardo Morishita Wada e do secretário da Cidadania e Justiça, Télio Leão Ayres.
DPDC
A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), foi criada em 08 de agosto de 2007 e tem como objetivo capacitar, atualizar e especializar os técnicos do SNDC - Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
Fonte: Secom