“Fazemos um apelo pela visão do futuro e da crise para a opção da hidrovia por todas as razões. O Tocantins tem potencial, está cravado no centro do país, cortado pelos rios Tocantins e Araguaia. E o Corredor Centro-Norte de Exportação é o maior projeto de integração do país, os três modais (hidrovia, rodovia e ferrovia) apontam para o Norte e para o Pacífico (Canal do Panamá), diminui a distância e aponta para a competitividade do país”, discursou o governador em exercício do Tocantins, Paulo Sidnei, na abertura do Seminário Internacional sobre Hidrovias Brasil/Holanda nesta quarta-feira, 4, em Brasília.
O Seminário realizado pela Antaq - Agência Nacional de Transportes Aquaviários reune empresários do ramo de transportes, especialistas e representantes dos governos do Brasil e da Holanda. O objetivo é estreitar as relações entre os dois países, trocar experiências e informações que possam modernizar o modal hidroviário no país. “A Antaq vem realizando diversos seminários que tem o objetivo de discutir tecnicamente e aprofundar as discussões dentro do governo, chamando o empresariado para o conhecimento do potencial das hidrovias no país”, informou Fernando Fialho, diretor-geral da agência.
O secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Passos, destacou que o governo federal vem tomando um conjunto de ações no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e criou um GT (Grupo de Trabalho) interministerial para discutir o melhor aproveitamento dos rios brasileiros. “Estamos com uma grande mobilização na execução das obras e a nossa expectativa é inaugurar a eclusa de Tucuruí até o final do governo Lula. A eclusa de Lajeado (TO) não está com a obra retomada, mas nossa expectativa é que futuramente possamos retomá-la e também a transposição de Estreito (MA)”, disse.
O secretário de Representação do Estado do Tocantins, Carlos Patrocínio, destacou as principais ações do governo do Estado para a viabilização da Hidrovia. “Fizemos a primeira experimental na Hidrovia do Rio Tocantins e divulgamos a possibilidade de ampliá-la em toda a sua plenitude, redundando na inclusão da eclusa de Lajeado no PAC e recursos alocados para o derrocamento do Canal de Lourenço, entre o Estado do Pará e o Tocantins”, informou Patrocínio.
Os esforços para o melhor aproveitamento do potencial hidrelétrico em todo o país mobilizam todas as esferas de poder tocantinense. “Nós, do governo do Tocantins, o governador Marcelo Miranda e bancada tocantinense, sem distinção, lutamos pela eclusa do Lajeado (TO) e a de Estreito (MA), para permitir a navegabilidade do Rio Tocantins”, declarou Paulo Sidnei.
Ainda na noite desta quarta-feira, os participantes do seminário serão recebidos na Embaixada dos Países Baixos para um coquetel de confraternização.
Os ministros dos Transportes do Brasil, Alfredo Nascimento, e da Holanda, Camiel Eurlings, participam do encerramento do evento nesta quinta-feira, 5. Após o almoço de encerramento haverá uma rodada de negócios entre os participantes.
Participam como ouvintes no seminário: o secretário de Representação, Carlos Patrocínio; o subsecretário de Representação, Antonio Guerra; o presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos, Nelito Cavalcante; o deputado federal Moisés Avelino; e o assessor técnico da Representação, Paulo Martorelli.
Fonte: Secom